Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

Estado passa a adquirir e alugar apenas carros 100% elétricos para serviços gerais

By on 7 Agosto, 2023

O Estado estabeleceu novas regras para a compra e aluguer de viaturas para serviços gerais e agora apenas as motorizações 100% elétricos são permitidas.

Segundo o despacho conjunto dos ministérios das Finanças e do Ambiente e da Ação Climática, são estabelecidos novos critérios para a compra e aluguer a curto prazo, sendo estabelecidos também preços máximos e os requisitos técnicos. As exceções devem ser devidamente justificadas, quando não for possível a aquisição de elétricos. Nestes casos, a opção “deve recair preferencialmente” sobre as motorizações de emissões reduzidas, como os veículos híbridos ‘plug-in’, híbridos ou a gasolina, sendo que a opção por outras motorizações “é excecional, devendo ser devidamente fundamentada”. A aquisição de veículos com motores de combustão interna “está sujeita ao cumprimento dos limites máximos de emissão estabelecidos para cada veículo da tipologia de veículo”, que constam de uma das duas tabelas anexas.

Como noticiado pela Agência Lusa, os Furgões, Chassis-cabina e Pick-Up, também deverão ser adquiridos com cuidados na escolha da motorização.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)