Para o líder da Waymo, carros autónomos apresentam mais desafios do que foguetões
Jaguar Land Rover desenvolve cidade inteligente para testar condução autónoma

Está a passar-se em São Francisco: não tem condutor, não anda…

By on 27 Agosto, 2023

A cidade de São Francisco, nos EUA tem a circular até 300 carros sem condutor, veículos autónomos. Pertence à Cruise ou à Waymo, mas têm existido alguns problemas e já há ‘vigilantes’ que estejam a resolver o ‘problema’ pelas próprias mãos. Como? Fazem ‘coning’! Colocam um cone de trânsito, laranja, em cima do capot. É o suficiente para os imobilizar, ficam ali parados até que alguém os vá lá buscar.

O Departamento de Veículos Motorizados obrigou recentemente a Cruise a reduzir a sua frota depois de um acidente com um carro dos bombeiros na semana passada, a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia votou por 3-1 para permitir que as empresas utilizem ainda mais carros autónomos, mas há muita gente desagradada, e usam a tática de colocar cones. Disfarçadas para não serem identificadas correm em direção a um carro sem condutor e pousam o cone no capot. O carro liga os quatro piscas e imobiliza-se. “Cannot compute”, deve ‘pensar’…

O objetivo do grupo ativista anónimo chamado Safe Street Rebel é incapacitar os carros sem condutor que circulam pelas ruas de São Francisco, como forma de protesto contra o facto de a cidade estar a ser utilizada como campo de ensaio para esta tecnologia emergente.

Pelos vistos, em São Francisco, que tem por perto muitas ‘tecnológicos’, há muito que é habitual ‘moer o juízo’ às empresas de tecnologia. Os ativistas já impediram os autocarros da Google de irem buscar funcionários à cidade, muitas trotinetes elétricas foram parar à baía de São Francisco.

As empresas dizem que os seus veículos são muito mais seguros do que os condutores humanos, e parece haver mais ‘atenção’ para com os incidentes dos carros autónomos do que os humanos. Certo é que a tecnologia continua a evoluir e tudo o que existe agora ou há muito, passou pelo mesmo caminho. Nasceu e foi desenvolvida.

Se houvesse cones em 1900 andávamos todos de Greenville Steam Carriage 1880, Stanley Runabout 1898, Daimler Cannstatt 1898, Panhard et Levassor Phaeton 1891, etc…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)