Preço dos combustíveis: Gasóleo desce, gasolina sobe
PHEV: Emissões no mundo real muito superiores ao registado nos testes

Enganei-me no combustível que coloquei no carro! O que fazer?

By on 23 Março, 2024

O mundo gira a uma velocidade cada vez mais elevada e andamos a correr de obrigação em obrigação. As tarefas mais simples são por vezes feitas em “piloto automático” e, por isso, mais sujeitas a erros. Um erro que pode acontecer é trocar de combustível na bomba. O que fazer quando isso acontecer?

Vamos por parte: O que acontece quando metemos gasóleo num carro a gasolina?

A gasolina exige um valor de octanas entre 87 e 91, sendo que a octanagem da gasolina dita a sua resistência à auto-ignição. Esta auto-ignição é péssima para o motor e por isso mesmo é que os motores de maior performance exigem gasolina com mais octanas e os carros de competição mais ainda. Já agora, a auto-ignição dá-se quando a mistura ar-combustível detona prematuramente antes de completado o ciclo Otto (admissão, compressão, combustão e escape). Pode ser grave para a saúde do motor.

Portanto, um motor a gasolina está feito para usar combustível com elevado teor de octanas. O gasóleo tem um nível de octanas entre 25 e 30. Pois é, menos de metade da gasolina. Se colocar 1 litro de gasóleo e tiver 30 litros de gasolina no depósito, a contaminação é pequena, as coisas podem até correr bem e o motor “tossir” um pouquinho, mas não ficarem sequelas. Porém, esse mesmo litro num depósito na reserva já provoca uma pandemia de gasóleo no sistema de alimentação e pode danificar partes do motor. Caso se tenha distraído, nem se atreva a colocar o motor em funcionamento. Chame a assistência em viagem e prepare-se para dizer adeus ao combustível e a mais algumas notas de euro para lhe despejarem o depósito e limparem o sistema de alimentação. Se colocar o carro a funcionar, a fraca mistura vai alterar a combustão e poderá danificar muito ou pouco, depende do tempo de funcionamento, as câmaras de combustão, válvulas, bomba de gasolina e sistema de limpeza dos gases de escape, para além da gordura do gasóleo entupir os injetores.

E se colocar gasolina em vez de gasóleo?

O gasóleo tem incluído lubrificante para que o motor seja mais suave e resistente.Se adicionar gasolina ao gasóleo, a primeira vai funcionar como solvente e vai dissolver todo o lubrificante do segundo. Ao ligar o motor, faz circular uma mistura mortal para o motor, pois sem o lubrificante as peças começam a ter mais fricção e, rapidamente, as quebras sucedem-se e as linhas de alimentação ficam arruinadas. Pior de tudo isso, a caríssima bomba de injeção e os injetores ficam arruinados!

Não raras vezes há a necessidade de substituir todo o sistema de alimentação, sendo possível que em algumas situações pode ser necessário reparar ou trocar o motor.

Se houve engano e reparou a tempo, não ligue o motor

Para bem da saúde do seu motor e da sua carteira, se deu pelo erro a tempo, não ligue o motor. Chame um reboque e leve o carro ao seu mecânico ou à oficina da marca, para retirar o combustível e limpar o sistema de alimentação. É o melhor conselho que podemos dar. Quanto a evitar a troca, o esquema de cores foi pensado para ajudar na identificação das mangueiras certas. Assim, confirmar sempre o combustível que vai colocar é a melhor forma de evitar dissabores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)