Segundo a ARAC, as empresas de rent-a-car têm escassez de automóveis

Empresas de rent-a-car compram cada vez mais carros

By on 8 Março, 2024

Tem-se verificado no corrente ano um crescimento do número de viaturas adquiridas pelas empresas de rent-a-car e rent-a-cargo face ao ano anterior. O mercado português de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros encerrou o mês de fevereiro com um volume de vendas de 22.896 unidades, registando um crescimento de 26,4% face mês homólogo do ano anterior, segundo elementos fornecidos pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal. No canal de rent-a-car as aquisições de ligeiros de passageiros novos atingiram as 4.826 unidades.

No que respeita a veículos novos o conjunto das empresas associadas da ARAC que se dedicam à atividade de aluguer de curta duração (veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, motos e pesados de mercadorias) adquiriram no mês de fevereiro um total de 5.423 veículos face aos 5.413 adquiridos em período homólogo do ano anterior.

Tem-se verificado no corrente ano um crescimento do número de viaturas adquiridas pelas empresas de rent-a-car e rent-a-cargo face ao ano anterior e mesmo face ao ano de 2019 (ano pré-crise pandémica). Na composição das aquisições referidas, prevalecem (à semelhança do mercado nacional de um modo geral) os segmentos A, B e C representaram em fevereiro a maioria das aquisições efetuadas pelas empresas de rent-a-car.

O rent-a-car é um setor importante para a modernização do parque automóvel nacional através da colocação após a utilização dos veículos no comércio, de um número significativo de veículos de ocasião (os chamados veículos semi-novos), substituindo-se assim veículos antigos por veículos recentes e com motores mais eficientes e amigos do ambiente a preços mais convidativos para o público em geral.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)