Quatro razões para começar a pensar num Juice Booster já este verão

E se a wallbox pudesse viajar consigo? Com o Juice Booster 3 Air já pode

By on 14 Dezembro, 2022

A mais recente evolução da estação de carregamento portátil da Juice Technology está ainda mais compacta, mas também mais eficiente, sendo ainda mais simples levá-la consigo ao longo do dia.

A Juice Technology é uma multinacional suíça especializada em soluções de carregamento simplificadas para automóveis elétricos. E um dos seus produtos mais conhecidos e procurados é o Juice Booster. Trata-se de uma espécie de wallbox inteligente que tem a vantagem de ser portátil, com o objetivo de o acompanhar em qualquer viagem, sendo que inclui o sistema patenteado ‘Juice Connector’, que reconhece 30 adaptadores de tomadas elétricas e ajusta automaticamente a gestão de carregamento, garantindo o seu correto funcionamento em todas as circunstâncias, independentemente das características do ponto de carregamento.

A sua versão mais recente é o Juice Booster 3, caracterizado por ter um tamanho ainda mais compacto que o do seu antecessor (apenas 21 cm de comprimento por 5 cm de largura) e por ser ainda mais evoluído em termos de software, uma vez que se trata do primeiro dispositivo da série j+, com o qual a Juice Technology pretende criar um ecossistema interligado inteligente de soluções de carregamento. Como o primeiro dispositivo desta série, o Juice Booster 3 air tem um firmware inteligente e de fácil utilização que é compatível com outras estações de carregamento j+. Além disso, pode ser operado com a aplicação piloto universal j+.

Juice Booster 3 air é apresentado como uma solução “7 em 1”: funciona como uma caixa de parede, estação de carregamento portátil e cabo de carregamento (3); activação (1), monitorização (1) e controlo de processos de carregamento (1); e gestão dinâmica de carregamento para até 10 dispositivos (1). Todas estas funções podem ser controladas com a aplicação da Juice Technology: j+ pilot. O painel de controlo do dispositivo, Juice Controller, especialmente desenvolvido para o Juice Booster 3 air, possui uma chave programável e um leitor RFID integrado.

Segurança e qualidade, 2 chaves para Juice Booster 3 air

Esta estação de carregamento portátil herda as características de segurança do seu predecessor, o Juice Booster 2. É completamente à prova de água e poeira e pode ser submersa até IP67. Apesar do seu pequeno tamanho, pode suportar cargas até 3 toneladas por roda e pode ser utilizado sem qualquer problema em temperaturas extremas entre -30 e 50 graus Celsius.  

É capaz de detectar mais de 10 tipos diferentes de falhas e quaisquer mensagens de falha são exibidas directamente no seu visor LED. Reconhece também as falhas externas. Ou seja, se a tomada for ligada incorrectamente (indicação de falha na cablagem) ou o veículo absorver mais corrente do que a permitida (indicação de falha de sobrecarga), o ar do Juice Booster 3 detecta isto e rejeita ou interrompe imediatamente a carga.

O sistema patenteado de monitorização de temperatura Juice Celsius oferece maior segurança ao carregar nas tomadas domésticas. O sensor integrado no adaptador doméstico (Schuko, T12/T13, tipo L e tipo G) detecta quando os pinos de tomada ficam demasiado quentes e pára automaticamente o processo de carregamento.

The Bigger Picture – visão geral do JUICE BOOSTER 3 air:

  1. Potência de carregamento: o JUICE BOOSTER 3 air é um posto de carregamento móvel de 11 kW completo em formato pequeno. Permite o carregamento monofásico a trifásico até 16 A. 
  2. Flexibilidade: graças aos adaptadores do JUICE BOOSTER 3 air, os carros elétricos podem ser carregados em qualquer tomada doméstica ou industrial convencional em qualquer lugar do mundo. O adaptador Tipo 2 também permite o carregamento nas infraestruturas públicas. Isto significa que já não é necessário ter um cabo de carregamento de emergência separado. Com o suporte correspondente, o JUICE BOOSTER 3 air também pode ser utilizado como estação de carregamento de parede inteligente.
  3. Deteção automática da potência: o carregador ajusta-se sempre à potência de carregamento ideal, evitando a sobrecarga das tomadas e da linha de alimentação.
  4. Identificação de falhas: O JUICE BOOSTER 3 ar deteta mais de dez tipos diferentes de falhas, incluindo as que têm origem na linha de alimentação e no veículo. As falhas são apresentadas diretamente no aparelho através de LED e são fáceis de ler.
  5. Certificado e em conformidade com as normas: o JUICE BOOSTER 3 air é completamente à prova de água e poeira (IP 67) e consegue resistir a cargas de pneus até 3 toneladas (IK10). Encontra-se em conformidade com ambas as diretivas CEM IEC 62752 e IEC 61851.
  6. Conectividade: a conectividade abrangente para a app j+ pilot e para o ambiente j+ é garantida pelas redes sem fios Bluetooth e Wi-Fi. Como o dispositivo pode ser atualizado por via aérea, não só é possível adaptá-lo a todos os requisitos futuros, como também expandi-lo com características adicionais, o que maximiza a sua viabilidade futura.
  7. smartJUICE: a gestão de carga baseada na nuvem pode ser configurada para até dez aparelhos através da app j+ pilot. Para tal, os postos de carregamento são convenientemente registados através do leitor QR na app e agrupados. Para proteger contra sobrecargas na ligação doméstica, define-se antecipadamente um valor limite para a potência que pode ser utilizada exclusivamente para carregamento. Quando um veículo ficar totalmente carregado ou for desligado da rede, a energia de carregamento que fica livre é transferida dinamicamente para os outros veículos.
  8. Gestão de acessos: a ficha Tipo 2 do veículo integra um leitor RFID para fins de ativação. O material entregue inclui dois cartões RFID. No futuro, bastará colocar o cartão de carregamento ou uma etiqueta à frente do leitor para ativar o processo de carregamento. Assim, fica excluída uma utilização não autorizada. A função Free Charge sem autenticação RFID através de dispositivos terminais móveis vem configurada de fábrica.
  9. Controlo de custos: a energia carregada é registada através do contador digital integrado. É possível atribuir uma tarifa na app a cada processo de carregamento. Isto permite visualizar a repartição dos custos diretamente no histórico de carregamento.
  10. JUICE CONTROLLER: o botão programável integrado na ficha Tipo 2 no veículo permite regular a corrente durante os primeiros 30 segundos após a ligação. Depois disso, o processo de carregamento pode ser interrompido e, se o veículo o permitir, a ficha pode ser novamente libertada para outros fins.
  11. Compatível com versões anteriores: existem mais de 30 adaptadores diferentes. Todas as fichas domésticas e industriais já desenvolvidas para o JUICE BOOSTER 2 são também compatíveis com o JUICE BOOSTER 3 air. Para o carregamento modo 3 em postos de carregamento públicos, o JUICE BOOSTER 3 air e o JUICE BOOSTER 2 têm cada um o seu próprio adaptador Tipo 2. Não há perigo de trocar as fichas Tipo 2. Se o adaptador do JUICE BOOSTER 2 (32 A) for ligado ao JUICE BOOSTER 3 air, este regista os erros “socket” + “overload” e não carrega. Pelo contrário, se o adaptador do JUICE BOOSTER 3 air (20 A) for ligado ao JUICE BOOSTER 2, é possível carregar com um máximo de 20 A.
  12. Cabo de extensão: encontram-se disponíveis cabos de extensão de 5 m e 10 m. Independentemente do JUICE BOOSTER a que se destinam, os cabos podem ser utilizados com o JUICE BOOSTER 3 air. Contudo, os cabos de extensão do JUICE BOOSTER 3 air não são compatíveis com o JUICE BOOSTER 2 porque foram concebidos para 16 A e são, portanto, muito mais finos e mais manejáveis.
  13. Preço: disponível a partir de 1499 EUR/CHF (IVA incluído) Material entregue: JUICE BOOSTER 3 air, 2 adaptadores (CEE 16 vermelho e ficha doméstica específica do país), 2 cartões RFID, estojo com barras autoaderentes para uma fixação segura no porta-bagagens.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)