Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

e-Power da Nissan atinge 100.000 vendas na Europa

By on 7 Fevereiro, 2024

O sistema e-Power de Nissan é uma abordagem única de um automóvel híbrido que integra um motor elétrico com um motor a gasolina. No lugar de se basear na tradicional forma de hibridização que envolve ambos, motor elétrico e um motor interno combustão (ICE), o e-Power gera eletricidade através do motor a gasolina para recarregar a bateria enquanto o veículo é conduzido. Essa configuração permite um experiência de condução silenciosa, suave, como em um veículo totalmente elétrico sem a necessidade de paragens para recarga da bateria, pois é o motor de combustão que o faz constantemente. Além disso, o sistema também inclui tecnologias de controlo de motor, gestão energética otimizada, o que permite otimizar ao máximo o consumo de combustível ao funcionar dentro dos níveis ótimos de compressão e taxas de rotação.

Este sistema e-Power da Nissan atingiu agora 100.000 vendas na Europa.

Desde a sua estreia em setembro de 2022, o inovador e-Power da Nissan seduziu mais de 100.000 clientes.

Até à data, foram vendidos na Europa 65.367 Qashqai e 34.663 X-Trail, equipados com este grupo motopropulsor.

O que diferencia o e-Power é que as rodas são movidas exclusivamente por um motor elétrico. Isto significa que a condução é fácil, suave e silenciosa – tal como um veículo totalmente elétrico. Na verdade, o feedback dos clientes do e-Power mostra que eles apreciam particularmente o silêncio e as características de condução fácil do grupo motopropulsor.

O avançado e eficiente motor a gasolina do sistema e-Power é utilizado apenas para gerar eletricidade, que carrega a bateria e alimenta as rodas através do motor elétrico.

Quando é necessária pouca energia para conduzir o veículo e quando a bateria tem energia suficiente, o motor elétrico que aciona as rodas utiliza apenas a eletricidade da bateria. Se for necessária mais potência, o motor gera eletricidade para alimentar o motor elétrico e carregar a bateria. Quando a potência máxima é necessária, o motor elétrico retira eletricidade do motor e da bateria. Além disso, sempre que possível ocorre a regeneração de energia e a energia do movimento do veículo é enviada de volta para a bateria.

Além disso, a geração de energia elétrica é controlada de acordo com as condições das estradas. Quando o ruído da estrada aumenta devido às condições da superfície e à velocidade do veículo, o motor é ligado para carregar a bateria e-Power. Isto reduz a necessidade de o motor funcionar em condições que de outra forma seriam mais silenciosas.

“Estamos muito orgulhosos que os nossos clientes Qashqai e X-Trail reconheçam as vantagens da nossa tecnologia e-POWER exclusiva – tanto através da eficiência como da experiência de condução superior que oferece. Alcançar este marco desde a introdução do e-Power em setembro de 2022 é um desafio um feito notável e um testemunho do espírito ousado e inovador das nossas funções de planeamento e engenharia de produtos”, afirmou Arnaud Charpentier, Vice-Presidente Regional, Estratégia de Produto e Preços, região Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia).

“O e-POWER é um componente-chave da estratégia de eletrificação da Nissan, representando a opção perfeita para clientes que ainda não estão preparados para mudar para um veículo 100% elétrico, mas que querem desfrutar do progresso sem esforço que apenas as rodas movidas por motor elétrico podem proporcionar”, disse David Moss, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento Regional da região AMIEO da Nissan.

E acrescentou: “Desde a primeira apresentação até aos incríveis 100.000 veículos e-POWER na estrada, a nossa jornada continua com o e-POWER da Nissan – a tecnologia de entrada para a condução de veículos elétricos”.

A tecnologia única da Nissan está a avançar para além da Europa, chegando à estrada na Austrália e na Nova Zelândia em ambos os veículos, e no Qashqai, em Marrocos.

Para comemorar este marco, a Nissan levantou o capô para mostrar o intrincado funcionamento interno da tecnologia e-POWER. Utilizando a magia da projeção, o fluxo dinâmico de energia que impulsiona 100.000 veículos e-POWER em toda a região ganha vida diretamente no exterior dos modelos Nissan Qashqai e X-Trail.

Servindo como modelo deste espetáculo tecnológico estão os modelos 3D do motor e do sistema de transmissão e-POWER. Esses designs digitais transformam cada veículo em uma tela de inovação usando projeções anamórficas e proporcionam ao público um raro vislumbre do funcionamento do e-POWER e como sua configuração exclusiva proporciona uma direção responsiva, suave e silenciosa graças às rodas serem 100%. acionado pelo motor elétrico.

O atual Qashqai é a terceira geração do crossover urbano da Nissan. Foi lançado em 2021, reforçando o seu estatuto de pioneiro no setor automóvel europeu, combinando um design marcante e uma posição de condução ligeiramente elevada, com agilidade, tecnologia intuitiva e qualidade premium.

Tal como os seus dois antecessores, o actual Qashqai foi concebido na Nissan Design Europe, no centro de Londres, com o desenvolvimento de engenharia liderado pelo Nissan Technical Centre Europe, perto de Bedford, no Reino Unido. A produção ocorre na fábrica de última geração da Nissan em Sunderland, no nordeste da Inglaterra.

O X-Trail é um SUV projetado para famílias aventureiras, trazendo um novo nível de emoção com a tecnologia e-POWER e um sistema de tração integral e-4ORCE bimotor opcional. O X-Trail é adequado para todas as ocasiões e é o companheiro ideal para passeios ou fins de semana com a família ou amigos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)