Peugeot 3008 & E-3008: Nova geração chega em maio e já tem preços
Peugeot revela interior do novo e-5008

E-5008: O SUV elétrico de sete lugares da Peugeot

By on 20 Março, 2024

O novo Peugeot E-5008 é o SUV totalmente elétrico para sete passageiros e autonomia de até 660 quilómetros da marca do leão. Construído sobre a plataforma STLA Medium o novo E-5008 alia autonomia, espaço e conforto.

Os novos 5008 e E-5008 mostram o potencial da plataforma STLA Medium da Stellantis, com uma distância entre eixos de 2,90 metros e um comprimento total de 4,79 metros, o que melhora o espaço interior. A plataforma STLA Medium foi projetada para proporcionar o melhor desempenho da categoria, abordando as necessidades essenciais dos clientes, como autonomia (até 660 km), tempo de carregamento rápido (20% a 80% em 30 minutos), prazer de condução, eficiência e conectividade avançada (incluindo planejador de viagens, carregamento inteligente, função “vehicle-to-load” e atualizações “over-the-air”).

O novo E-5008, concebido como um modelo elétrico desde o início, oferece uma ampla gama de motores de zero emissões (ciclos WLTP a aguardar homologação), proporcionando uma autonomia elétrica entre 500 e 660 km. Isso inclui uma opção Dual Motor com dois motores elétricos e uma versão de Longa Autonomia.

Opções de motorização

Os motores síncronos de ímans permanentes oferecem maior potência e eficiência. As versões de tração dianteira disponibilizam 157 kW de potência e 345 Nm ou 170 kW e 345 Nm. Já a versão de tração nas quatro rodas apresenta uma potência total de 237 kW (157 kW na frente e 80 kW atrás), com torque de 343 Nm na frente e 166 Nm atrás.

A bateria de iões de lítio de alta tensão, localizada sob o piso, alimenta o motor elétrico de tração. Outros componentes elétricos são alimentados por uma bateria de 12V, que por sua vez é alimentada pela bateria de alta tensão através do conversor.

A gestão térmica da bateria é realizada por meio de circulação de líquido de refrigeração, garantindo carregamento ultrarrápido, otimização da bateria e vida útil prolongada. A bomba de calor contribui para manter uma temperatura confortável no interior, preservando a energia da bateria.

A bateria possui garantia de oito anos (ou 160.000 km) para 70% de sua capacidade de carga. Para garantir a tranquilidade dos clientes, a PEUGEOT oferece o programa “PEUGEOT Allure Care”, que cobre o motor elétrico, o carregador, o grupo propulsor e os principais componentes elétricos e mecânicos por até 8 anos/160.000 km.

Opção Híbrida

Para acompanhar os seus clientes na transição para a eletrificação total, a PEUGEOT propõe igualmente o novo 5008 com motorização híbrida.

O 5008 Hybrid 136 cv e-DCS6 está equipado com o sistema PEUGEOT HYBRID 48V, o qual consiste num motor a gasolina de 136 cv de nova geração associado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades que integra um motor elétrico. Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e uma redução de até 15% do consumo de combustível (5,8 l/100 km em ciclo misto WLTP**). Em condução urbana, o novo 5008 Hybrid 136 cv e-DCS6 pode funcionar até 50% do tempo em modo 100% elétrico com zero emissões.

O novo 5008 alarga o seu leque de grupos motopropulsores com a introdução de um Plug-In Hybrid (195 e-DCS7), que associa um motor elétrico de 92 kW a um motor de combustão interna de 150 cv. A sua bateria de grande capacidade permite-lhe atingir uma autonomia de mais de 80 km** em modo 100% elétrico. Esta versão está equipada com um depósito de combustível de 60 litros, o que lhe permite bater um recorde de autonomia.

i-Cockpit continua a sua influência

As equipas da Peugeot optaram por combinar dois elementos essenciais do i-Cockpit®: o head-up display e o grande ecrã tátil central. Estes foram integrados num único ecrã panorâmico curvo com 21” de alta definição, estendendo-se do lado esquerdo do tablier até à consola central.

Este ecrã panorâmico flutua sobre o tablier, realçado pela iluminação ambiente LED sob o ecrã. Posicionado ergonómicamente, o ecrã de 21” está ligeiramente inclinado para o condutor, mas permanece acessível ao passageiro. Ele combina duas funções-chave do PEUGEOT i-Cockpit®:

  • À esquerda, sobre o volante compacto, o ecrã apresenta todas as informações de condução, como velocidade, indicador de potência, ajudas à condução, fluxo de energia, etc.
  • À direita, no centro do tablier, o ecrã tátil é acessível ao condutor e ao passageiro, controlando funções como aquecimento/ar condicionado, navegação, multimédia e conectividade.

O volante compacto, um componente essencial do PEUGEOT i-Cockpit® desde o seu lançamento, foi significativamente redesenhado para proporcionar uma experiência de condução ainda mais envolvente e confortável. Mantendo o seu caráter compacto com um design moderno, a almofada central foi redesenhada para ser menor e mais isolada dos raios do volante, criando um efeito de levitação que se assemelha ao ecrã panorâmico no painel de instrumentos.

Os comandos no volante compacto são totalmente novos, sendo capazes de detetar automaticamente os dedos do condutor para uma ergonomia ideal, mas só são ativados quando pressionados pelo condutor, evitando ativações acidentais. O novo volante compacto vem de série com função de aquecimento no 5008 e E-5008 GT. O novo PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® introduz dois novos comandos finos e elegantes atrás do volante compacto, juntamente com duas patilhas dedicadas à travagem regenerativa.

O reconhecimento de voz em linguagem natural “OK, PEUGEOT” possibilita o acesso às funções do infoentretenimento, aquecimento, ar condicionado e telefone. Agora, este reconhecimento de voz pode distinguir comandos feitos pelo condutor ou pelo passageiro.

Além disso, a inteligência artificial, ChatGPT, estará disponível no 5008, permitindo a interação entre os ocupantes e o veículo.

Para auxiliar os utilizadores e responder a possíveis questões, o sistema inclui documentação de bordo digital e uma ligação por código QR para tutoriais. As atualizações do sistema são realizadas “over-the-air”.

Inteligência artificial ao seu serviço

Graças ao sistema PEUGEOT i-Connect® Advanced e à otimização do reconhecimento de voz, é possível interagir com o ChatGPT sobre uma variedade de temas de interesse. Desde ideias de locais a visitar na zona até informações sobre uma obra de arte desconhecida, passando pela organização de um quiz para desfrutar durante a viagem.

Além disso, o sistema oferece uma navegação eficiente com soluções de planeamento e otimização de viagens:

  • O EV Trip Planner, disponível através da aplicação MyPeugeot com navegação conectada TomTom, calcula o percurso ideal e fornece informações valiosas, como distância, nível de carga da bateria, consumo de energia e estações de carregamento ao longo do caminho.
  • O EV Routing, acessível no veículo, guia o condutor ao longo da viagem, incluindo paragens de carregamento, e fornece informações sobre consumo, autonomia e condições de trânsito em tempo real.
  • O E-Routes by Free2move Charge, acessível no veículo através de uma aplicação móvel conectada ao sistema PEUGEOT i-Connect®, otimiza deslocações com base na autonomia do veículo, localização de postos de carregamento e condições de circulação.

A aplicação MyPEUGEOT para smartphone oferece aos utilizadores do 5008 acesso remoto a várias funções:

  • Abrir ou fechar portas à distância, ligar luzes ou acionar a buzina para localizar rapidamente o veículo.
  • Consultar, programar e iniciar o carregamento da bateria, economizando tempo e energia.
  • Iniciar e programar o pré-condicionamento térmico para otimizar a autonomia e o conforto.
  • Geolocalizar o veículo e receber alertas de manutenção.
Copyright Greg Jongerlynck @ ContinentalProductions

Duas versões disponíveis

A gama oferecerá duas versões – Allure e GT – com três packs de opções para uma escolha fácil, três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de autonomia longa e 320 cv Dual Motor com dois motores elétricos e tração às 4 rodas), bem como duas mecânicas eletrificadas, uma Hybrid 48V (136 cv) e um Hybrid Plug-In (195 cv).

Os 5008 ALLURE dispõem de uma pintura monocromática e estofos que combinam TEP e tecido com padrões em relevo. Principais equipamentos de série: acesso e arranque mãos-livres, câmara traseira HD, sensores de estacionamento traseiros, projetores e luzes LED, jantes de liga leve de 19”, PEUGEOT i-Cockpit® com dois ecrãs digitais de 10”, sistema de informação conectado PEUGEOT i-Connect®.

Os 5008 GT possuem uma pintura bicolor com um tejadilho preto e estofos em Alcantara. Principais equipamentos de série, para além dos da versão Allure: jantes de liga leve de 20″, projetores Pixel LED, sensores de estacionamento dianteiros, porta da bagageira elétrica, bancos dianteiros e volante aquecidos, carregador de smartphone por indução, iluminação ambiente personalizável, PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® com ecrã curvo de 21″, i-Toggles personalizáveis, sistema de informação conectado PEUGEOT i-Connect® Advanced.

Copyright Greg Jongerlynck @ ContinentalProductions
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)