Alfa Romeo Milano: Emoção eletrificada e compacta
DS Automobiles simplifica gama com dois níveis de equipamento: Pallas e Étoile

DS 3 e DS4: Novas versões híbridas para garantir economia

By on 5 Abril, 2024

A DS Automobiles está a acelerar a sua transição energética em 2024, lançando novas opções eletrificadas para os modelos DS 3 e DS 4. Com as versões HYBRID, os clientes podem desfrutar da tecnologia híbrida com carregamento automático, proporcionando maior conforto, eficiência energética e economia em comparação com os motores a gasolina tradicionais. O sistema elimina a necessidade de carregamento manual, gerenciando a bateria de forma automatizada, carregando e descarregando conforme necessário durante a condução, sem a necessidade de conexão à rede elétrica.

A tecnologia HYBRID da DS Automobiles oferece uma experiência de condução silenciosa e sem emissões de CO₂, combinando energia elétrica e gasolina para proporcionar conforto e eficiência. Permite a condução totalmente elétrica em deslocamentos urbanos, reduzindo os consumos de combustível em até 40%. Em estradas, a combinação de propulsão elétrica e a gasolina proporciona eficácia e flexibilidade, melhorando o desempenho com menor consumo de combustível.

O sistema HYBRID carrega automaticamente a bateria durante o trajeto, sem a necessidade de conexão à rede elétrica, e recupera energia durante as fases de desaceleração, reduzindo as emissões de partículas finas. Em velocidades urbanas até 30 km/h, é emitido um som leve para alertar os pedestres.

Comparado com modelos a gasolina convencionais, o DS 3 HYBRID oferece uma eficiência 20% melhor, com uma redução de 27 g/km de CO₂. No caso do DS 4, a economia pode chegar a 16% nos consumos e uma redução de 15% nas emissões de CO₂. Os componentes HYBRID não comprometem o espaço de carga, mantendo a funcionalidade da bagageira.

A solução HYBRID da DS Automobiles é composta por um motor a gasolina de 136 cv / 230 Nm, associado a uma nova caixa automática de dupla embraiagem, de seis velocidades e-DCS6, que integra um motor elétrico de 21 kW (28 cv) e 55 Nm. Uma bateria de iões de lítio NMC de 0,9 kWh alimenta o sistema elétrico com carregamento automático.

O motor a gasolina, com três cilindros e 1.199 cc, funciona no ciclo Miller para maior eficiência termodinâmica, reduzindo consumos e emissões de CO₂. O motor elétrico, integrado na transmissão, fornece energia elétrica em baixas velocidades e durante a desaceleração, recuperando energia para recarregar a bateria.

A caixa de velocidades e-DCS6 contribui para o conforto e eficiência, proporcionando uma condução suave. No DS 3 HYBRID, a aceleração de 0 a 100 km/h é 1,2 segundos mais rápida do que o modelo térmico equivalente, enquanto no DS 4 HYBRID é 1,2 segundos mais rápido.

O DS 4 HYBRID apresenta novas especificações de equipamento para 2024, com duas opções de níveis de equipamento: PALLAS e ÉTOILE, cada uma com dois packs de opções distintos. O design exterior é semelhante para ambos, com destaque para as DS WINGS e ponteiras de escape em Preto Brilhante, além das jantes especiais de 19 polegadas.

Na versão PALLAS, o interior é revestido em Tecido Tungsténio Diamante com Lona DS Preta, com novos padrões de pespontos nos assentos e nas costas. O conforto é garantido pelos vidros laterais laminados acústicos, sistema Clean Cabin com Air Quality System e tecnologias como Cruise Control Adaptativo, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem e Sensores de Estacionamento Dianteiros e Traseiros com Câmara de Marcha-atrás.

Já a versão ÉTOILE oferece dois interiores em Alcantara® Preto ou Couro Nappa Castanho Crioulo, com estofos tipo pulseira de relógio e sistema de aquecimento dos bancos. O equipamento inclui bancos elétricos, sistema de infotainment DS IRIS SYSTEM com DS SMART TOUCH e DS EXTENDED HEAD-UP DISPLAY. Além disso, conta com faróis DS MATRIX LED VISION, vidros traseiros escurecidos, Pack Deteção de Tráfego Traseiro e, no pacote Absolute Tech, condução semiautónoma DS DRIVE ASSIST 2.0 de Nível 2, bancos com função de massagem, sistema de som FOCAL Electra® e Vision 360.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)