Preço dos combustíveis: Gasóleo desce, gasolina sobe
PHEV: Emissões no mundo real muito superiores ao registado nos testes

Diesel, gasolina e elétrico: os vencedores do Green NCAP

By on 30 Janeiro, 2024

O Green NCAP anunciou os vencedores de 2023, reconhecendo os fabricantes de automóveis empenhados em conceber motores mais limpos e mais eficientes.

Os vencedores são determinados com base nas emissões de poluentes do tubo de escape, no consumo de combustível ou de energia e na produção de gases com efeito de estufa. Notavelmente, todos os cinco estrelas são veículos elétricos. Os vencedores das categorias incluem:

  • Categoria de Carro Elétrico e Categoria de Carro Familiar Pequeno: ORA Funky Cat (Great Wall Motor) – Demonstrou boa eficiência, design aerodinâmico e elevada eficiência de carregamento.
  • Categoria de automóvel a gasóleo: Opel/Vauxhall Mokka – Utilizou um grupo motopropulsor a gasóleo bem adaptado, alcançando um baixo consumo de combustível e uma boa pontuação no Índice de Ar Limpo.
  • Categoria de Automóvel a Gasolina: Škoda Kamiq – Um bom polivalente, que faz uma utilização razoável de um pequeno motor a gasolina turboalimentado com uma gestão eficaz das emissões.
  • Categoria de carro executivo: Tesla Model S – Impressionado com a tecnologia de ponta, a atenção à eficiência energética, o desempenho e a autonomia de condução.
  • Categoria MPV pequeno: Renault Kangoo – Oferece capacidades melhoradas de transporte de mercadorias, dirigidas a pequenas e médias empresas, com destaque para as vantagens do grupo motopropulsor totalmente elétrico.
  • Categoria SUV pequeno: VW ID.5 – Apesar do seu peso, demonstrou um desempenho de eficiência impressionante com baixos valores de consumo, vencendo na sua categoria.

Os Vencedores de Categoria têm como objetivo orientar os consumidores para as marcas que estão a progredir numa direção sustentável. A avaliação considera o Índice de Ar Limpo, o Índice de Gases com Efeito de Estufa e o Índice de Eficiência Energética, sendo que a pontuação média mais elevada determina o vencedor em cada categoria.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)