Novo Dacia Duster – Primeiro ensaio
Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas

Dacia registou um crescimento de 69% nas vendas em Portugal nos 9 primeiros meses do ano

By on 19 Outubro, 2023

A Dacia registou um crescimento a nível mundial entre janeiro e o passado mês de setembro, totalizando 493.511 vendas de veículos particulares e utilitários, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período de 2022. No caso particular do mercado português, é nas vendas a clientes particulares onde a Dacia se destaca.

Há quatro modelos que são pilares da Dacia e que nos primeiros 9 meses do ano registaram um crescimento positivo nas vendas mundiais, comparativamente ao mesmo período do ano anterior. As vendas do Spring cresceram 40,6%, o Sandero 18,3%, o Duster 4,1% e Jogger 76,1%, ajudando a que a marca, no seu principal mercado de clientes privados, mantivesse o seu 2º lugar no Top 3 europeu com uma quota de mercado de 8,4%, mais 0,8 pontos em relação a 2022.

Em relação ao mercado nacional, no final de setembro, a marca registou um crescimento de 69% em comparação com 2022, o que corresponde um total de 11.277 unidades vendidas, levando-a ao terceiro lugar nas vendas de veículos de passageiros e top 4 do ranking global, que compreende veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros. Mas é nas vendas a clientes particulares que a Dacia ainda se afirma mais no mercado, com uma quota de 18%, o que lhe confere uma liderança incontestada.

O Sandero é o modelo mais vendido a particulares e o 2º modelo mais vendido em todos os canais, com 4503 unidades vendidas, um aumento de 72% em relação ao terceiro trimestre de 2022, segundo as contas da Dacia. O Duster, 2º modelo mais vendido a particulares, é também, o 1º modelo mais vendido no Segmento C e no Subsegmento C-SUV, com 2585 vendas e um aumento de 40% face setembro de 2022. Já o Spring, é o 1º veículo elétrico mais vendido a clientes particulares, com 509 unidades vendidas, o que representa um aumento de 63% em relação a 2022. O Spring é líder no Segmento A.

Em setembro, a Dacia foi ‘relançada’ pelo Grupo Renault. Com uma estratégia baseada na melhor relação qualidade-preço possível, a marca romena é um caso de grande sucesso, tendo atingido os 8 milhões de carros vendidos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)