Interior Inovador: Como a luz define o CUPRA DarkRebel
CUPRA Tavascan: Testado nas condições gélidas da Lapónia

CUPRA Tavascan: Uma visita às origens

By on 24 Outubro, 2023

A CUPRA levou o seu Tavascan à vila que lhe deu o nome. E com isso ficamos a entender o motivo da escolha.

Tavascan é uma vila localizada na província de Lleida, na Catalunha, Espanha. A aldeia situa-se num vale a cerca de 8 quilómetros da fronteira francesa e a 16 quilómetros da fronteira de Andorra. Com uma potência de 250 kW (340 cv), o CUPRA Tavascan é o primeiro SUV coupé totalmente elétrico da marca e faz jus ao seu homónimo, que alberga uma das centrais hidroelétricas mais “não convencionais” do território. Localizada a 500 metros de profundidade dentro das montanhas e com uma das cascatas mais importantes da Europa, mudou completamente a vida na aldeia. Grande parte dos recursos naturais de Tavascan, como os seus mais de 50 lagos, são utilizados para a produção de energia verde. Este compromisso com a eletrificação e a sustentabilidade é partilhado pela CUPRA. O percurso da marca rumo à eletrificação é o seu impulso imparável, e o CUPRA Tavascan não é uma resposta à mudança; é o veículo que o cria. Para além da sua potência elétrica, a utilização do design paramétrico tem também um papel importante na proteção do ambiente. Este objetivo é partilhado pela CUPRA, que pretende reinventar a eletrificação com o CUPRA Tavascan, e provar que os carros elétricos podem proporcionar ter uma elevada performance desportiva.

Com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o primeiro SUV coupé totalmente elétrico da marca vai estar disponível com duas potências: 210kW (286cv) e 250kW (340cv); a versão de maior potência dispõe de tração integral ao contar com dois motores, proporcionando elevada performance com a máxima tração. O CUPRA Tavascan VZ pode atingir 50 km/h em apenas 2,4 segundos (de 0 a 100km/h em apenas 5,6 segundos).

Também tem capacidade suficiente para uma autonomia de cerca de 550 km graças ao conjunto de baterias de 77 kWh de capacidade. O CUPRA Tavascan pode alcançar 100 km de autonomia em apenas 7 minutos. Quando a bateria desce para apenas 10%, pode ser reabastecida para 80% em pouco menos de meia hora, ao utilizar um posto de carregamento de 135kW.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)