Interior Inovador: Como a luz define o CUPRA DarkRebel
CUPRA Tavascan: Testado nas condições gélidas da Lapónia

CUPRA DarkRebel: Provocação elétrica

By on 4 Setembro, 2023

A CUPRA tem-se destacado no panorama da indústria automóvel pelas linhas disruptivas e provocadoras dos seus modelos, que conquistam pelo visual diferenciado, algo que merece ser louvado nos tempos que correm. O DarkRebel é o exemplo mais extremo dessa vontade vincada.

Apresentado mundialmente durante a Volkswagen Group Night, no IAA em Munique, o showcar é a tradução física do primeiro automóvel totalmente criado no espaço virtual da CUPRA, para uma futura geração de condutores. Mais de 270.000 configurações CUPRA feitas pela Tribo CUPRA, ajudaram a definir o design do CUPRA DarkRebel. O resultado é um automóvel desportivo de dois lugares 100% elétrico com uma arquitetura “shooting brake” que reflete a paixão e a mentalidade disruptiva da marca CUPRA. Tem uma cor exterior enigmática, semelhante a mercúrio líquido, a luz como um material tangível e uma atenção acrescida à sustentabilidade.

O aspeto radical e elegante da frente do veículo é realçado pela icónica assinatura luminosa triangular CUPRA que emerge da carroçaria, dando vida ao automóvel. O conceito de iluminação baseia-se na decomposição do logótipo CUPRA em três triângulos, que são depois aplicados como DRLs (Daytime Running Lights).

O design exterior inovador do CUPRA DarkRebel é realçado pelas suas dimensões de 4,5 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 1,3 metros de altura, o DarkRebel ganha vida, especialmente quando as portas se abrem a uma altura de 2,2 metros. Estas ajudaram a obter o seu habitáculo de 1/3 em contraste com as proporções da carroçaria de 2/3 e os contornos fortes dos ombros que lhe conferem uma alma desportiva.

O elemento-chave do habitáculo é a coluna central com as suas formas assimétricas. Produzida com a tecnologia de impressão metálica 3D de última geração, proporciona uma performance estrutural com a máxima leveza, emergindo entre a base dos bancos e prolongando-se em direção ao condutor. Um dos principais protagonistas no interior do CUPRA DarkRebel é o volante, que combina as geometrias do mundo das corridas com a interatividade do mundo dos jogos. As mãos são perfeitamente adaptadas à sua ergonomia e o condutor sente, desde o primeiro momento, toda a potência e controlo durante a condução do veículo. No interior, são também utilizados materiais sustentáveis feitos de bambu 90% biodegradável. A luz flui pela parte da frente do habitáculo, por baixo do para-brisas, emerge das laterais dos bancos, as costas dos bancos são iluminadas.

O DarkRebel, como o próprio nome indica, é um grito disruptivo, num carro marcante.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)