Novo Leon: As novidades do modelo da CUPRA
Novo CUPRA Formentor com nova cara: O que mudou

CUPRA começa produção do Raval em 2025

By on 13 Maio, 2023

O concept da CUPRA anteriormente apresentado como UrbanRebel, será produzido com a designação Raval a partir de 2025. Durante o primeiro dia do salão automóvel Automobile Barcelona, Wayne Griffiths, CEO da SEAT e da CUPRA, confirmou o nome do futuro carro elétrico urbano da marca, um nome que serve de homenagem ao bairro de El Raval, no coração de Barcelona, e sobre o qual já tinham dado algumas pistas. 

“O Raval é uma das zonas mais surpreendentes de Barcelona. E hoje, estamos orgulhosos que o futuro carro elétrico urbano da marca tenha o seu nome e represente o seu espírito. Tal como fizemos com o CUPRA Born, queremos agora expressar a essência do Raval e continuar a inspirar o mundo a partir de Barcelona”, explicou Wayne Griffiths.

O responsável da marca admitiu que o CUPRA Raval será “automóvel urbano, rebelde e 100% elétrico, com caráter próprio e ligado à ‘Geração Z’. Algo que é mais emocional “. Será produzido na sede da SEAT S.A. em Martorell e a empresa investirá 3 mil milhões de euros na transformação da fábrica da combustão para a eletrificação e produzirá automóveis elétricos a partir de 2025 com base na plataforma MEB Small do Grupo Volkswagen. Acredita-se que esta plataforma permitirá oferecer modelos do grupo Volkswagen que custarão entre 20.000 e 25.000 euros com versões de 48 kWh e 300 km de autonomia (WLTP) e 62 kWh e 400 km de autonomia. A SEAT S.A. está a liderar o cluster Small BEV para diferentes marcas do Grupo Volkswagen.

A SEAT S.A. anunciou o nome do seu futuro modelo CUPRA coincidindo com os melhores resultados de um primeiro trimestre da sua história. Entre janeiro e março, a empresa registou um lucro operacional de 144 milhões de euros, uma melhoria de 139 milhões de euros em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, e um volume de negócios de 3,6 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 48% em relação aos primeiros três meses de 2022. Estes números devem-se à CUPRA, que está a impulsionar o crescimento dos resultados financeiros da empresa. Desde o seu lançamento em 2018, a CUPRA vendeu mais de 300.000 carros, superando todas as expectativas. Em 2022, a marca atingiu 4,4 mil milhões de euros de volume de negócios, 40% do total da empresa, tornando-se uma das marcas com maior crescimento na Europa e em Espanha. Os números deste ano também são positivos, com 46.600 unidades vendidas durante o primeiro trimestre de 2023, 83% a mais do que no mesmo período de 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)