Interior Inovador: Como a luz define o CUPRA DarkRebel
CUPRA Tavascan: Testado nas condições gélidas da Lapónia

CUPRA Born VZ: “Hot hatch” com 322 CV potência e desempenho dinâmico aprimorado

By on 21 Fevereiro, 2024

A CUPRA tem dado passos certeiros e tem-se destacado no grupo de marcas pertencentes ao grupo VW. A qualidade dos seus produtos, aliado ao design arrebatador tem permitido um crescimento notável da marca. A mais recente aposta é uma prova desse crescimento. O CUPRA Born VZ traz ainda mais vida ao alinhamento da marca. Será lançado no terceiro trimestre de 2024.

O CUPRA Born VZ é o mais recente modelo elétrico da marca, apresentando uma potência de 240 kW (326CV) e um binário de 545 Nm. Essa potência é distribuída de forma eficiente graças a ajustes na suspensão, direção e travagem, proporcionando um desempenho dinâmico excecional.

Comparado à versão e-Boost, o Born VZ é 40% mais potente e possui um binário 75% maior, permitindo alcançar 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. O chassis foi aprimorado com uma nova suspensão DCC Sport, direção mais reativa e melhorias na tecnologia de travagem, proporcionando maior controlo e estabilidade.

A capacidade da bateria foi aumentada para 79 kWh, oferecendo um alcance de até 570 km. Além disso, o carro pode ser carregado em casa com um sistema AC de 11 kW ou em pontos de carregamento rápido DC de 170 kW, necessitando apenas de 30 minutos para carregar de 10 a 80%.

O CUPRA Born VZ apresenta um design exterior aprimorado, oferecendo duas novas opções de cores: Verde Dark Forest e Preto Midnight. Com jantes de liga leve de 20 polegadas e pneus mais largos, transmite uma estética desportiva e uma maior aderência à estrada. O logótipo VZ em cromado escuro e os bancos CUP Bucket, feitos de tecido reciclado, destacam a exclusividade desta versão. Internamente, mantém o seu design característico, proporcionando conforto para cinco passageiros e incluindo patilhas regenerativas no volante, permitindo ao condutor escolher entre três níveis de recuperação de energia.

O CUPRA Born VZ apresenta avanços significativos na digitalização e na experiência do utilizador. Equipado com um ecrã flutuante de 12,9 polegadas, oferece um sistema de infoentretenimento aprimorado e uma nova barra tátil retroiluminada para controle da climatização e do volume. Além disso, possui um sistema de som opcional de alta-fidelidade desenvolvido em colaboração com a Sennheiser, proporcionando uma experiência sonora envolvente. O interior é iluminado com a tecnologia Smart Light, fornecendo indicações visuais importantes para o condutor e os ocupantes.

Em termos de segurança, oferece uma ampla gama de sistemas avançados de assistência ao condutor, incluindo Travel Assist 2.6, Remote Park Assist, Side Assist e muito mais. Comprometido com a sustentabilidade, o CUPRA Born VZ mantém o conceito neutro em emissões de CO₂, utilizando energia renovável na sua cadeia de abastecimento e compensando as emissões restantes por meio de investimentos ambientais.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)