CUPRA Tavascan: Primeiras impressões
CUPRA Tavascan: A irreverência eletrificada

CUPRA Born VZ: Experimentamos a receita melhorada

By on 23 Maio, 2024

O CUPRA Born é o primeiro modelo elétrico da marca, combinando eletrificação e performance. A nova versão CUPRA Born VZ, mais potente, oferece 240 kW (326 cv) e 545 Nm de binário. Com afinações aprimoradas na suspensão, direção desportiva e travagem, esta versão proporciona a melhor performance da gama.

O Born já era uma proposta bem apelativa da CUPRA. Um elétrico compacto, vitaminado que a tentar chegar às sensações dos famosos “hot hatches”.

Melhorias face à versão e-boost

O CUPRA Born VZ aproveita a tecnologia elétrica avançada do CUPRA Born, oferecendo 240 kW (326 cv) de potência, um aumento de 40% em relação à versão e-Boost, e 545 Nm de binário, 75% a mais que outras versões. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e tem uma velocidade máxima de 200 km/h. O chassis foi aprimorado com nova suspensão DCC Sport, direção mais reativa e melhor sensibilidade do pedal de travão, além de um travão traseiro mais potente. O eixo traseiro possui novos amortecedores e suspensões, e o design das suspensões inclui barras estabilizadoras atualizadas. As melhorias resultam em melhor controlo da carroçaria e capacidade de absorver irregularidades do asfalto. O pack de condução atualizado com novo hardware e software torna o VZ mais desportivo, enquanto a tecnologia de travagem aprimorada oferece uma sensação de travagem mais firme e robusta.

Autonomia de quase 600km

O CUPRA Born VZ combina performance e eficiência, com uma autonomia de até 599 km. A bateria, agora com 79 kWh de capacidade útil, pode ser recarregada em casa com um sistema AC de 11 kW ou em pontos de carregamento rápido DC de 185 kW, permitindo um carregamento de 10% a 80% em menos de 30 minutos.

Design revisto

O design exterior do CUPRA Born VZ inclui duas novas cores: Verde Dark Forest e Preto Midnight. Também oferece novas jantes de liga leve de 20 polegadas com inserções de cobre 3D ou acabamento forjado, e pneus mais largos para melhorar a performance. O logótipo VZ e as letras CUPRA em cromado escuro diferenciam esta versão.

No interior, os bancos CUP Bucket são exclusivos, feitos de tecido SEAQUAL® YARN reciclado e DINAMICA com 73% de poliéster reciclado. Incorporam material sustentável de fibra de linho natural para reduzir peso, plástico e impacto ambiental. O carro oferece conforto para cinco pessoas e um teto de abrir.

O controlo é centrado no condutor, com um seletor de velocidades redesenhado e patilhas regenerativas no volante, permitindo três níveis de recuperação de energia. Essas patilhas ajustam a desaceleração para se adequar ao estilo de condução.

O CUPRA Born VZ também apresenta avançados sistemas de assistência ao condutor. O novo Connected Travel Assist combina o Cruise Control Adaptativo e o Lane Assist, melhorando a condução, especialmente em estradas mal sinalizadas, com apoio à mudança de faixa em autoestradas. O Remote Park Assist permite estacionar usando um smartphone, enquanto o Trained Parking Assist aprende a estacionar em locais habituais. A Câmara Top View oferece uma vista de 360º do veículo. Outras tecnologias incluem Side Assist, Front Light Assist, Dynamic Road Sign Display e Exit Warning.

Comprometido com a sustentabilidade, o CUPRA Born VZ é neutro em emissões de CO₂, utilizando energia renovável e compensando emissões através de projetos ambientais certificados.

O lançamento em Portugal está previsto para o terceiro trimestre de 2024.

Primeiras sensações

Para quem gosta das sensações dos carros pequenos, o Born VZ mostra que os elétricos também podem ser divertidos. Num curto contacto com a novidade da CUPRA, por algumas estradas nos arredores de Barcelona, pudemos atestar que o novo Born VZ está melhor e recomenda-se.

Logo para começar o conforto do interior, especialmente dos novos bancos, é digna de nota, dando excelente apoio para uma condução mais agressiva, sem serem demasiado duros para uma condução mais calma. A capacidade dinâmica do carro é também muito boa. Movimentos de carroçaria muito controlados, mesmo em estradas sinuosas, excelente resposta da direção. O carro dá confiança para andamentos mais acelerados e mesmo em andamentos menos ritmados, a suspensão não pareceu demasiado dura, num compromisso aparentemente bem encontrado.

Há pormenores que agradam menos, como a ausência de botões físico, que obriga a usar o ecrã tátil (que mostrou uma boa fluidez), o que é um ponto desfavorável. O interior, apesar de simples, é agradável. Não tem a imponência visual do interior do Tavascan, mas é interior que cumpre perfeitamente o seu propósito. Claro que estas conclusões foram tiradas num curtíssimo ensaio, e carecem de uma análise mais cuidada.

Do pouco que vimos e sentimos, o Born VZ tem a maioria dos ingredientes para agradar aos fãs dos “hot hatches”. Tem um visual muito interessante, parece ser versátil o suficiente para ser prático no dia a dia, e tem níveis de performance que seguramente farão sorrir os mais entusiastas. Mas uma vez, a CUPRA parece ter encontrado o equilíbrio certo.

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