Carlos Tavares: eléctricos podem originar problemas inesperados

Cuidado com os cabos de carregamento que se compram online!

By on 22 Abril, 2023

A última coisa que se quer, quando se investe num veículo elétrico, é ver esse investimento ser colocado em causa por termos facilitado na compra de um componente. Pior ainda se esse risco implicar outros danos que não os apenas materiais. Mas é o risco que alguns utilizadores estão a correr com cabos de carregamentos comprados online, que colocam em risco a sua viatura.

Segundo a Electric Safety First (instituição sem fins lucrativos que visa reduzir mortes e ferimentos causados por eletricidade em lares no Reino Unido), foram identificados três cabos de carregamento EV que, em testes, corriam o risco de sobreaquecimento e provocar um curto-circuito. Os cabos estavam à venda no Amazon Marketplace e eBay. Na sequência da investigação, os cabos de carregamento de tipo dois que ligam uma ficha de casa normal ao carro foram retirados.

Os cabos testados pela entidade foram eram da FLYNSU (modelo número B08X4FNJYM), YKS-ESNES (SEVA-24016P) e LECTRON (eBay item número 265388626064).

Este é um aviso para quem tiver veículos elétricos. Facilitar na compra de cabos de terceiros pode causar mais mal do que bem, correndo risco de ver um incidente desagradável.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)