Publicado o primeiro trailer de ‘Ferrari’ 
Faltam apenas as pipocas. As melhores sessões de cinema são no BMW Série 7

“Corrida para a Glória”: Estreia hoje

By on 9 Maio, 2024

“Corrida para a Glória” é um filme que retrata a épica temporada de 1983 do Campeonato do Mundo de Ralis, onde o Lancia 037 enfrentou uma forte concorrência. Baseado em eventos reais, o filme narra a história de ‘David contra Golias’, destacando a batalha entre a equipa da Lancia, liderada por Cesare Fiorio, e seus rivais.

O enredo é inspirado nos relatos de Cesare Fiorio, retratado no filme, revelando os segredos e emoções vividas durante essa temporada. A produção europeia utilizou carros autênticos da época e criou circuitos de corrida personalizados para capturar a velocidade e o drama dos ralis.

O foco da história é em Cesare Fiorio e Walter Röhrl, piloto alemão que se juntou à equipe Lancia em 1983. O ano foi marcado por conquistas extraordinárias, culminando na vitória no Rali de Sanremo, onde a Lancia garantiu o último Campeonato do Mundo de Ralis para um carro de duas rodas motrizes.

Essa vitória marcou o início de um período dourado para a Lancia, consolidando sua reputação como uma das marcas mais bem-sucedidas na história dos ralis, com 15 títulos de Campeã do Mundo de Ralis e outros triunfos notáveis em competições automobilísticas.

Lancia Rally 037

O Lancia Rally 037, lançado oficialmente em 1982 no Salão Automóvel de Turim, é uma história de excelência no desporto automóvel italiano. Com 205 cv, carburador de corpo duplo e sobrealimentação via compressor volumétrico, o carro foi concebido para competir nos ralis, com 200 unidades produzidas para obter homologação no Grupo B.

Este modelo, também conhecido como “037”, é um puro desportivo em todos os aspetos, com formas arrojadas e funcionais que o tornaram um ícone dos ralis. Baseado no Beta Montecarlo, apresentava um estilo agressivo e caráter eficiente, com um interior minimalista e racional típico de carros de competição.

A carroçaria do Rally 037, fabricada em poliéster com reforços em fibra de vidro, possuía apêndices aerodinâmicos que contribuíam para sua performance, incluindo um spoiler traseiro impressionante. A estrutura mista permitia uma carga aerodinâmica eficaz, enquanto as coberturas sobre o motor e a frente podiam ser removidas facilmente.

Essa combinação equilibrada entre agressividade e elegância, semelhante ao lendário Stratos, tornou o Lancia Rally 037 um dos carros icónicos da marca, influenciando os seus modelos futuros, como o Lancia Pu+Ra HPE.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)