Donald Trump imiscuiu-se na gestão da General Motors

Construtores europeus preocupados com potencial eleição de Donald Trump

By on 12 Fevereiro, 2024

As eleições nos EUA são sempre seguidas com atenção pelo mundo inteiro, pois a sua influência global é inegável e uma mudança na filosofia de liderança pode ter implicações por todo o mundo. E no caso dos construtores europeus, há uma crescente preocupação.

A Automotive News Europe aponta que os fabricantes de automóveis europeus, em particular as marcas alemãs como a Mercedes-Benz e a BMW, podem enfrentar tarifas punitivas sobre as suas exportações para os EUA, se Donald Trump regressar à Casa Branca. Se for reeleito em novembro, é provável que Trump aborde as queixas comerciais com a União Europeia, o que poderá resultar em tarifas mais elevadas sobre as importações da UE e da China.

Segundo a Bloomberg, Trump tem falado com conselheiros sobre a exclusão dos automóveis elétricos fabricados na China ou com componentes chineses fabricados noutros países (UE, México, com impacto nos fabricantes de automóveis europeus que dependem do mercado dos EUA. A visão desfavorável de Trump relativamente às marcas premium alemãs poderá exacerbar ainda mais as tensões.

A sua reeleição poderá conduzir a relações comerciais transatlânticas tensas, com os EUA a adotarem políticas unilaterais contra a China e a esperarem o cumprimento por parte da UE. Os líderes europeus manifestaram a sua preocupação com as ameaças económicas durante a presidência de Trump, citando os persistentes défices comerciais e a perceção de práticas injustas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)