Com a mudança de estação, tenha cuidado com estes elementos do seu carro
GNR dá conselhos para fazer condução segura em fim de semana à chuva

Conselhos para conduzir à chuva

By on 18 Março, 2024

Pode parecer fácil, mas conduzir à chuva exige muitos cuidados extra. Os níveis de atenção têm de ser forçosamente superiores e é necessário adotar precauções específicas a fim de assegurar a segurança de todos na estrada.

Os conselhos são repetidos de forma sucessiva pelas autoridades, mas nunca é de mais relembrar as boas práticas que podem fazer a diferença entre chegar a casa em segurança e arriscar acidentes que podem colocar a sua vida, ou a vida dos passageiros em risco, além dos inconvenientes de alguns toques, quer pelas burocracias, quer pelo valor a pagar e pelo incómodo. 

Assim, ficam alguns dos cuidados que deve adotar para quando enfrentar uma estrada com chuva:

  • Redução de Velocidade

Com o piso molhado, a aderência ao solo diminui, o que o pode colocar em apuros, com o carro a derrapar de forma inesperada. Há também o risco de aquaplanagem. No caso de se encontrar em situação de aquaplanagem, evite travar bruscamente, não acelere, mantenha o volante direito, concentre-se na direção desejada e aguarde a recuperação. Prevenir é o melhor remédio, portanto, diminua a velocidade para evitar imprevistos e garantir uma resposta mais eficiente em emergências.

  • Uso de Faróis Ligados

Manter os faróis acesos, mesmo durante o dia, é essencial para tornar o seu veículo visível para outros condutores, contribuindo significativamente para a segurança geral na estrada. Não se trata de ver melhor, trata-se de ser visto e em condições de chuva, muitas vezes um carro sem luzes pode passar despercebido. Grande parte dos carros novos têm sistemas de iluminação automático, mas confirme sempre que as luzes estão ligadas pela sua segurança e dos restantes condutores.

  • Mantenha Distância de segurança 

Com a redução da aderência e com a visibilidade reduzida, a resposta a uma situação de travagem de emergência acaba sempre por ser mais lenta. Como tal, aumente a distância entre o seu veículo e o da frente. Isso não só reduz o risco de colisões, mas também proporciona um tempo de reação maior, algo crucial em condições de visibilidade reduzida.

  • Verificação dos Pneus 

Um bom conjunto de pneus podem fazer a diferença em dias de chuva. Há pneus que conseguem melhores performances em piso molhado, pelo que na hora da compra tenha isso em atenção. Pneus desgastados aumentam o perigo de aquaplanagem e derrapagens. Certifique-se de que os pneus estão em boas condições e com a pressão adequada (fator importante, pois pressões baixas podem aumentar o risco de aquaplanagem) antes de enfrentar condições de chuva.

  • Condução suave 

Os grandes pilotos de competição que se evidenciaram à chuva, na sua maioria, fizeram-nos por serem suaves ao volante. Ao evitar manobras bruscas e travagens agressivas, consegue manter os níveis de aderência necessários evitando derrapagens. 

  • Atenção às Condições da Estrada

Infelizmente, em muitas estradas formam-se poças de água que devem sempre merece a sua atenção. Além de aumentarem risco de aquaplanagem, as poças de água podem esconder buracos mais fundos que podem danificar o seu carro, ou colocá-lo em perigo. Desconfie sempre. 

  • Limpeza do Para-brisa

A boa visibilidade é chave em condições de chuva. O bom funcionamento do desembaciador e das escovas limpa-para-brisas é fulcral. Substitua as escovas se estiverem desgastadas, produzindo ruídos ou vibrações, deixando áreas não limpas ou a cada12 meses como prevenção, idealmente antes da época das chuvas. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)