Elétricos em segunda mão vendem-se a ritmo mais lento
CarNext tem nova gama de serviços online para a compra de carro novo

Como saber se um carro já teve um sinistro

By on 31 Agosto, 2021

Quer comprar um carro em segunda mão, mas não quer correr riscos? Veja como saber se um carro já teve um sinistro.

Comprar um carro em segunda mão tem sempre riscos associados e, diga-se, é quase como uma lotaria. Por muito que se analise todos os problemas recorrentes de um determinado modelo, ou aparente estar em condições excelentes, há sempre a possibilidade de o mesmo estar a “esconder” alguma coisa. Apesar de ser difícil conhecer todo o histórico de um determinado automóvel, mais ainda quando se trata de um importado, há algumas coisas que poderá fazer para ter o máximo de informação possível sobre o automóvel, onde se inclui a descoberta de possíveis sinistros.

VIN (Número de identificação do veículo)

Um dos “truques” que pode utilizar é a realização de uma breve pesquisa pelo VIN do veículo. Trata-se de um código com 17 dígitos (números e letras) onde estão associadas coisas como histórico do veículo, dados técnicos, registos, quilometragem real, entre outras. No entanto, esta estratégia tem pontos negativos. Em primeiro lugar, é uma pesquisa com custo associado. Pode também ter algumas dificuldades em adquirir o VIN antes de comprar o veículo porque o mesmo não é divulgado em grande parte dos anúncios online.

Histórico de inspeções e revisões

Existem vários anúncios de veículos em segunda mão onde o livro de revisões está presente. Estas informações são importantes porque podem ajudar a perceber que intervenções foram feitas ao longo dos anos ao veículo em questão, contudo, as informações podem não estar atualizadas. Por outro lado, as folhas de inspeção periódicas também são relevantes porque ficam registados eventuais problemas que o veículo teve durante a sua “vida”.

Certidão Permanente Automóvel

A Certidão Permanente Automóvel é um documento que contém dados relevantes do veículo. Este tem um custo associado e pode ser solicitada de forma online ou numa conservatória de registo automóvel. Se recorrer à segunda opção há três soluções disponíveis: certidão de homologação, de características do veículo ou de Inspeção. As duas primeiras têm um custo de 6€ por página, enquanto a última sobe para os 30€. Saiba mais sobre este caso aqui.

Leve alguém consigo

No dia em que for conhecer o veículo que pretende comprar, o ideal é levar consigo um mecânico de confiança para o ajudar a perceber se existem algum problema com o veículo. Caso o mesmo tenha tido um sinistro grave, provavelmente vai ter alguns problemas visíveis como desalinhamentos. Há problemas que podem também ser descobertos através da condução como ruídos ou folgas e, assim, os test drives são de extrema importância antes de comprar o seu próximo carro.

Tenha também atenção ao número de chassis e perceba se o mesmo coincide com o que está presente no Documento Único Automóvel. Caso não seja o mesmo, poderá indicar que o veículo esteve envolvido num acidente grave que obrigou à substituição de chassis ou carroçaria. Em casos mais extremos, o veículo pode ter sido roubado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)