Audi: A4 passa a ser designado A5. Saiba porquê
Porsche reforça a gama Macan

Como escolher entre pneus para todas as estações e pneus de inverno

By on 26 Outubro, 2023

Pneus de inverno ou pneus All Season? Depende da utilização que dá ao seu carro.

Se estivermos a falar de veículos pesados, os pneus sazonais específicos seriam a escolha certa, mas o “All Season” tornou-se uma excelente alternativa para o deslocamento urbano graças às inovações dos produtos mais recentes, como o Pirelli Cinturato All Season SF2 ou o Scorpion All Season SF2.

No ano passado, este tipo de pneus contava com uma quota de mercado na Europa próxima dos 20%, sendo que o valor era ainda maior em pneus para jantes de 18″ em crossovers e SUVs (+60% entre 2019 e 2022).

Existem várias razões que o justificam, começando pelas condições de inverno menos severas, mas também graças ao salto tecnológico que os pneus para todas as estações deram. A Pirelli transferiu a sua experiência no segmento de pneus de inverno para esses produtos, onde é líder de mercado, equipando quase 50% dos modelos Premium e Prestige que possuem pneus de inverno feitos à medida de de 18″ e superior. Então, como determina qual o tipo de pneu que responde melhor às suas necessidades?

Pneus all season para condutores citadinos

Para aqueles que conduzem menos quilómetros (até 25.000 por ano) e não enfrentam frequentemente estradas montanhosas, os pneus modernos All Season oferecem uma solução eficaz sem os compromissos do passado. Isso começa com a quilometragem. A Pirelli estendeu o seu desenvolvimento através de processos de modelagem virtual, aperfeiçoada na Fórmula 1, a todos os seus produtos, incluindo aos pneus para todas as estações. Isto permitiu uma otimização da área de contacto, reduzindo o desgaste. Em condições de chuva, a nova geração de pneus apresenta um desempenho comparável aos produtos sazonais, e até melhor em situações de temperatura intermédia. Isto deve-se aos numerosos sulcos em forma de “V”, no design da banda de rodagem, que auxiliam na expulsão da água em condições de chuva. A eficácia destes pneus é refletida nos valores do rótulo da União Europeia, com quase 90% dos tamanhos Pirelli Scorpion All Season SF2 a alcançarem a classificação mais alta para travagem em piso molhado. O design da banda de rodagem dos pneus Pirelli All Season, das famílias Cinturato e Scorpion, foi projetado para proporcionar altos níveis de eficácia durante todo o ano. Estes pneus possuem ainda lamelas adaptativas que permanecem fechadas e compactas

Pneus de inverno para viajantes e entusiastas da neve

A troca entre pneus de verão e de inverno continua a ser a melhor escolha para condutores que percorrem longas distâncias, frequentam áreas com maior risco de queda de neve e procuram o máximo desempenho, mesmo nas condições mais severas. Os pneus de inverno são projetados para alcançar o melhor desempenho em condições desafiantes, como baixas temperaturas e superfícies cobertas por gelo ou neve. As propriedades químicas dos compostos dos pneus de inverno possibilitam distâncias de travagem mais curtas em piso molhado (até 15%) e um desempenho significativamente melhor em estradas com neve (até 50% melhor, em comparação com os pneus de verão). O design da banda de rodagem dos pneus de inverno, e especialmente das lamelas, foi concebido para recolher e reter a neve, melhorando a aderência através de um efeito de “fricção neve sobre neve”, permitindo a máxima mobilidade sem a necessidade de correntes. Os pneus de inverno também são frequentemente escolhidos pelos proprietários de carros desportivos de alto desempenho que exigem níveis máximos de tração.

Como identificar o pneu certo para si?

Quer sejam pneus de inverno ou All Season, é importante garantir que o pneu apresenta a marcação M+S (Lama + Neve) no flanco, necessário para cumprir os regulamentos de inverno. Para obter a máxima segurança na neve deverá procurar o símbolo do floco de neve e da montanha de três picos. Esta marcação específica indica que o pneu passou nos testes para as condições mais críticas do inverno. Hoje, todos os pneus Pirelli All Season de nova geração ostentam este símbolo que indica que passaram por um caminho de desenvolvimento semelhante ao dos pneus de inverno.

A gama de pneus pirelli de inverno e all season

Para dar resposta a todos os tipos de condutores, a Pirelli desenvolveu pneus de inverno e All Season com o mesmo nível de tecnologia e segurança para as duas famílias de produtos Cinturato e Scorpion. A primeira é dedicada aos carros tradicionais e o segundo aos crossovers e SUVs. Estas duas famílias de pneus foram reconhecidas pelo seu desempenho em diversas condições de condução pelo organismo de certificação TÜV SÜD, que lhes atribuiu a “Marca de Desempenho” após testes de segurança específicos. Todos esses pneus estão também disponíveis para veículos elétricos e híbridos plug-in, apresentando a tecnologia Elect numa variedade selecionada de tamanhos. Com a expansão da linha, a Pirelli cobre 97% agora da procura do mercado europeu por tamanhos superiores a 16″. Para veículos de alto desempenho, para os quais os pneus de inverno continuam a ser a solução preferida, o pneu P Zero Winter está disponível e aprovado por muitos fabricantes Premium e Prestige.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)