Mobilidade: Gasta-se, em média, 132€ por mês em Portugal – abaixo da média europeia
Média de idade dos carros na Europa é de 13,9 anos: elétricos representam apenas 1,2% do parque atual

Comissão Europeia reitera necessidade de investigar subsídios do governo chinês às marcas

By on 26 Setembro, 2023

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou recentemente a abertura de uma investigação para entender os apoios do governo chinês às marcas locais, que promovem “preços artificialmente baixos”. O vice-presidente da Comissão Europeia (CE), Valdis Dombrovskis, reiterou essa vontade para garantir um “comércio justo”

É sabido que a entrada em força das marcas chinesas vai mudar o paradigma do comércio automóvel na Europa. A quota de mercado das marcas chinesas de veículos elétricos na UE, subiu de 1% para 8%, o que mostra a força desta “ofensiva”, que pode prejudicar a economia europeia que tem como grande motor a indústria automóvel.

Dombrovskis pretende que a investigação faça incidir alguma luz sobre os subsídios do governo chinês a fabricantes de automóveis, de forma a garantir que regulamentos da Organização Mundial do Comércio (OMC) e os regulamentos da União Europeia (UE) são cumpridos. Temos visto a chegada de marcas que em apenas cinco anos conseguiram dar um salto qualitativo e quantitativo nunca antes visto.

Dombrovskis descartou a possibilidade de oferecer subsídios à compra de automóveis europeus, mas a Comissão Europeia está cada vez mais atenta ao que as marcas chinesas fazem. Se por um lado a Europa reage a esta mudança radical de paradigma, a China acusa a Europa de “protecionismo flagrante”.

A vantagem do lado chinês, é claro. Além de terem os principais fornecedores de baterias do mundo, têm acesso privilegiado à matéria prima e a indústria automóvel cresceu rapidamente graças às lições trazidas da Europa, cujas marcas apostaram no mercado chinês (e, por conseguinte, na capacidade fabril da China que) para aumentarem a sua margem de lucros. Resta ver como a Europa se defende, sabendo que há uma indústria fundamental em risco.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)