Preço Combustíveis: Próxima semana traz baixa nos preços
Mobilidade sustentável? “há muitas alternativas, elétricos, hidrogénio, combustíveis sintéticos…

Combustíveis sintéticos cada vez mais presentes, até na aviação

By on 4 Março, 2024

Os combustíveis sintéticos são vistos como uma solução importante, permitindo usar os motores a combustão que estão tão enraizados na nossa forma de viver, de uma forma mais ecológica.

Os combustíveis sintéticos são aqueles produzidos artificialmente via processos químicos, geralmente a partir de hidrogénio e dióxido de carbono. São alternativas aos combustíveis fósseis como a gasolina e o gasóleo, e podem ser neutros em carbono se o hidrogénio for produzido a partir de fontes renováveis. A aposta neste tipo de combustíveis é forte e a Repsol tem feito o seu caminho para criar combustíveis sustentáveis. Com a aviação a olhar para esta ferramenta com bons olhos, surgiu a última iniciativa da marca espanhola.

A Repsol e a Vueling uniram forças para um voo especial entre Barcelona e Málaga, coincidindo com o 27º Festival de Málaga. A iniciativa envolveu o fornecimento de 50% de combustível sustentável para aviação (SAF), reduzindo significativamente as emissões de CO₂. O voo foi feito por um avião Airbus A320neo de última geração, que permitiu reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂ em até 20%, em comparação com os aviões de gerações anteriores. De notar que os Airbus A320 de geração anterior são equipados com motores menos eficientes, sendo que os A320 neo usam motores 15 a 20% mais eficientes que os anteriores.

Além do aspeto sustentável, o voo foi uma experiência cinematográfica para os passageiros, com o avião transformado numa aeronave temática. A Vueling exibiu o filme “Estimada Ángela”, parte do 27º Festival de Málaga, tornando a viagem ainda mais especial.

Ambas as empresas estão alinhadas com a descarbonização da aviação. O grupo IAG, ao qual a Vueling pertence, tem metas ambiciosas de redução de emissões de CO₂, enquanto a Vueling planeia aumentar o uso de SAF na sua frota. A Repsol, por sua vez, investiu numa fábrica dedicada à produção de biocombustíveis avançados, demonstrando o seu compromisso com a sustentabilidade.

Essa colaboração entre a Repsol, a Vueling e o Festival de Málaga reflete o compromisso das organizações com um lazer mais sustentável e evidencia o potencial para impulsionar mudanças positivas no setor da aviação e além.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)