Clássicos Jaguar MKII: Luxo britânico

By on 30 Julho, 2023

Construído entre 1959 e 1967, o Jaguar MKII é dos mais conhecidos modelos da marca inglesa, hoje propriedade do Grupo Tata. O modelo nasceu debaixo da inspiração de William Lyons e do seu lema “espaçoso, elegante e despachado”. Por isso, o Jaguar MKII era um carro muito bonito e com prestações excelentes para a época. As motorizações assentavam nos blocos de 2.4, 3.4 e 3.8 litros, sendo este último igual ao dos modelos mais desportivos da marca, apenas com diferenças em termos de admissão de ar e carburação (dois carburadores SU ao invés de 3) e menos 30 cv.

Mais tarde, a marca passou a utilizar unidades Solex na alimentação. Outra das características importantes residia no espaço interior, amplo e muito confortável que foi reforçado com a introdução em 1966 da pele para revestir os bancos no lugar da napa. Reconhecido como um excelente automóvel, o Jaguar MKII começou a fenecer devido à concorrência de modelos como o Rover 2000 TC. A tentativa de reforçar a competitividade levou a Jaguar a retirar algum equipamento para fazer baixar o preço. Entre esse equipamento lembramos os faróis de nevoeiro, a pele nos forros das portas e as jantes Dunlop. A partir de 1967 o MKII passou a ser conhecido como 240 e 340 (com os blocos 2.4 e 3.4 litros) tendo o bloco maior e mais potente sido abandonado.

Depois de verificada as menores prestações do 240, a Jaguar melhorou as características do motor, mudando-lhe a cabeça e aplicando dois carburadores SU. O sucesso do MarkII levou-o a ser estrela de cinema e de série de televisão, sendo o carro escolhido pelos executivos e banqueiros, nomeadamente o 3.8 que com os seus mais de 200 cv e velocidade acima dos 200 Km/h, era verdadeiramente impressionante para a época.

Inevitavelmente, o MarkII chegou à competição e foi utilizado com grande sucesso no Campeonato Europeu de Turismos, vencendo corridas e campeonatos, até o Ford Falcon o ter ultrapassado no desempenho em pista. O Jaguar MarkII foi produzido em 83 976 unidades sendo hoje um clássico desejado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)