Clássicos: Ford Anglia: “Ora bolas”…

By on 14 Dezembro, 2023

Era assim que na década de 60 era conhecido o Ford Anglia. Pensado e construído em Inglaterra, o estilo inspirado nos modelos americanos – faróis destacados à frente, farolins inseridos numa cauda alada e o óculo traseiro inclinado ao contrário – deu-lhe a forma peculiar que gerou esta “alcunha”. Mas o Anglia começou a sua produção muito antes, em 1940, com um modelo clássico (frente longa e carroçaria sedan de dois volumes), seguindo-se nova versão com muita inspiração noBMW328, especialmente, a frente. Produzidas mais de seiscentas mil unidades, surge em 1953 um modelo mais moderno, com carroçaria de três volumes (2 e 4 portas), mas mantendo

o motor de árvore de cames e válvulas laterais e a particularidade dos limpa pára-brisas serem accionados por vácuo. Nas subidas as escovas abrandavam bastante, o que dificultava a visibilidade… O Anglia 100E durou até 1959, com pouco mais de 345 mil unidades produzidas, surgindo então a versão 105E, o famoso “Ora bolas”.

Com o novo modelo, vieram o motor mais moderno com 1.0 litros e a caixa de quatro velocidades, surgindo mais tarde o bloco de 1.2 litros, que deu origem aos modelos de competição, tendo a Ford . Foi a versão 105 que deu origem, também, a várias derivações de carroçaria. A primeira delas foi o Anglia 105E Estate, uma carrinha que nasceu fora das paredes da Ford. Foram duas empresas inglesas (ED Abbott Ltd e Friary Motor Ltd) que

criaram a primeira carrinha do Anglia, sendo apenas em 1961 que a marca assumiu a produção, num total ligeiramente inferior a 130 mil unidades.

No mesmo ano, a Ford lançava o Anglia Van, uma carrinha de carga com um estilo bem interessante,mas penalizada pelo motor fraquinho, pelo que o número de unidades produzidas não foi além das 205 mil. O Anglia Convertible foi outro projecto exterior à Ford (feito pela Caryford em números marginais), bem como o Torino, versão italiana idealizada e construída pela filial italiana da Ford. Ainda mais marginal (ficou confinada a Inglaterra) foi a versão Pick-Up.

Contas feitas, o Anglia foi produzido num total de 1,6 milhões de unidades, sendo hoje carro de coleccionistas muito por culpa da sua participação no filme Harry Potter e a Câmara dos Segredos.

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