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Citroën Jumper: 3 Décadas de Soluções para Empresas em Crescimento

By on 6 Fevereiro, 2024

Há quase um século, a Citroën pisa fundo no acelerador ao lado dos profissionais, oferecendo uma gama de veículos comerciais robusta, inovadora e sob medida para cada necessidade. No segmento dos furgões, a marca francesa ostenta uma história rica em modelos emblemáticos, desde o pioneiro TUB, precursor dos veículos comerciais modernos, passando pelo célebre Type H, o reputado C25, até chegar ao Jumper, que hoje celebra 30 anos de estrada.

Nesta saga de sucesso, o Jumper assume o papel de protagonista, permitindo à Citroën estar lado a lado com empresas de todos os portes durante três décadas. E a história não termina aqui: a marca reinventa o modelo para o futuro, lançando um novo Jumper ainda mais inovador e conectado, sem abrir mão da praticidade que o consagrou.

1994: o Jumper traz uma nova modernidade ao mercado dos furgões

Quando foi apresentado em janeiro de 1994, o Jumper causou uma impressão duradoura, ao introduzir no mercado dos furgões um design, um conforto, uma ergonomia e um prazer de condução inspirados nos automóveis de passageiros da época. Particularmente atenta às necessidades dos profissionais que passam longas horas nos seus veículos, a Citroën teve o cuidado de garantir que o interior fosse tão ergonómico como o de uma berlina, com um melhor isolamento acústico e equipamentos nunca antes aplicados num furgão, como os vidros elétricos e o ar condicionado.

Naturalmente, o Jumper não se esqueceu de responder às necessidades essenciais de todos os profissionais, apresentando-se com uma vasta gama de motores (gasolina e diesel, incluindo o novo Diesel 2,5 litros atmosférico e o novo Turbo Diesel com três válvulas por cilindro, cujo binário elevado se adapta muito bem a cargas mais pesadas), bem como estilos de carroçaria que, no seu conjunto, permitem à Marca propor uma gama de 58 diferentes configurações Jumper.

Un Jumper Citroën sur un parking devant un hangar en 1995. Photo de Patrick Legros. Utilisation éditoriale uniquement, nous contacter pour toute autre utilisation

2002: motores e equipamentos inéditos

No início da década 2000, o Jumper evolui com um novo design e, sobretudo, com a adoção de duas motorizações que estavam na vanguarda da tecnologia da época: o motor 2.2 HDi turbodiesel de injeção direta e o motor 2.0i bi-fuel, a gasolina/GPL.

O Jumper também inovou em termos de equipamento, tornando-se no primeiro modelo do seu segmento a oferecer um banco do condutor com amortecimento variável, uma câmara e radares traseiros.

2006: um Jumper totalmente novo que responde ainda melhor às necessidades do seu tempo

Com base no sucesso da primeira geração, a Citroën lança um Jumper totalmente novo, respondendo ainda melhor às necessidades dos profissionais. O design alia modernidade e praticidade, com degraus integrados no para-choques para facilitar a limpeza do para-brisas.

A gama de volumes úteis viu-se alargada para 17 m3, contra os anteriores 14 m3, com o novo Jumper a ser um dos únicos modelos de tração dianteira do seu segmento a permitir um peso bruto superior a 3,5 toneladas. A gama de motores diesel HDi também foi alargada, com três propostas de potências: 100, 120 e 157 cv.

2014: um Jumper de vanguarda com os primeiros sistemas de assistência ao condutor

Sempre na vanguarda, o Jumper viu-se, então, equipado com todos os equipamentos modernos existentes em meados da década de 2010: luzes diurnas LED, ecrã tátil com sistema de navegação integrado, Connecting Box com kit mãos livres Bluetooth e tomada USB, aviso de saída da faixa de rodagem, para além de integrar um sistema Stop&Start nas motorizações e-HDi que, em cidade, reduziam os consumos de combustível em 0,5 litros/100 km.

2024: o Jumper e o ë-Jumper entram numa nova era

Este ano, o Jumper assume uma dimensão inédita, respondendo à evolução das restrições, necessidades e desejos dos profissionais, com a Citroën a comercializar um novo Jumper e um novo ë-Jumper.

Para um maior conforto de condução, o Jumper está equipado, pela primeira vez, com uma caixa de velocidades automática, associada a duas das três novas motorizações BlueHDi (140 e 180 cv; o motor de 120 cv conta com uma caixa manual de 6 velocidades).

Para os profissionais que desejam adotar uma mobilidade sustentável e reduzir os seus custos no quotidiano, o novo ë-Jumper recebe um novo motor 100% elétrico, com uma potência de 200 kW / 270 cv e uma autonomia de 420 km*, que são referências no segmento. As baterias do novo ë-Jumper podem ser recarregadas de 0 a 80% em apenas 55 minutos num ponto de carregamento rápido de 150 kW.

Pioneiro do seu segmento em matéria de emissões zero, o Jumper estará também disponível, mais tarde, com um novo motor a pilha de combustível a hidrogénio, proposta que deverá oferecer uma autonomia na ordem dos 500 km.

O novo Jumper marca, também, um importante passo em frente em termos de conectividade. As versões no coração de gama dispõem de um ecrã de 5 polegadas que permite visualizar os meios de comunicação (rádio,

telefone via Bluetooth, etc.). As versões topo de gama dispõem de um grande ecrã tátil de 10 polegadas, com navegação integrada e uma interface Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

O conforto e a segurança de condução foram otimizados. Para oferecer aos utilizadores as melhores condições de trabalho, o novo Jumper está equipado com várias novidades, nomeadamente um travão de estacionamento elétrico, mais confortável de utilizar do que um dispositivo manual, um espelho retrovisor interior digital, que é uma verdadeira garantia de segurança, um sistema de acesso e arranque “mãos livres”, etc. Foram também introduzidas novas ajudas à condução, como o alerta de fadiga do condutor e a travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas.

Com estas novas qualidades e um design mais assertivo do que nunca, em linha com a nova identidade da marca Citroën, o Jumper tem tudo para inaugurar uma quarta década de sucessos no segmento dos furgões

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