BMW iX Flow saiu de Las Vegas e já pode ser visto em Munique
Mercedes-Benz EQXX vai ser revelado no dia 3 de janeiro

Chrysler Portal para as famílias do futuro

By on 4 Janeiro, 2017

A Chrysler, a metade americana da Fiat Chrysler Automobiles, revelou um novo concept car para as famílias do futuro, o Chrysler Portal, apresentado no Consumer Eletronics Show (CES) em Las Vegas. Este carro serve essencialmente como montra tecnológica, com várias tecnologias para facilitar a mobilidade e melhorar o conforto, que poderão ser usadas em carros da Fiat e Chrysler durante os próximos anos.

A conceção do Chrysler Portal foi feita a partir do interior, com a marca americana a criar um espaço que serve como ponto de transição entre a vida profissional e a vida doméstica. Os bancos foram idealizados para manterem um elevado nível de conforto, movimentando-se em calhas em todo o espaço do habitáculo, e também podem ser removidos e guardados com facilidade. O habitáculo também beneficia de um espaço mínimo para o motor, já que as baterias ficam todas no chassis.

O painel de instrumentos e os comandos no tablier são minimalistas, prometendo uma utilização intuitiva, e estão disponíveis oito ligações com pontos de carga para equipamentos portáteis de comunicação dos utilizadores, espalhados pelo tablier e por todos o habitáculo.

Vários elementos do sistema de entretenimento empregam tecnologia de reconhecimento facial e de voz, para personalizar o funcionamento do carro, preparando vários itens para funcionar de acordo com as especificações dos ocupantes quando estes entram no carro. O Portal também está equipado com sistemas de comunicação de carro para carro, auxiliando o condutor no tráfego, especialmente quando são detetados veículos de emergência.

No exterior, a dianteira compacta integra tecnologia não só nos faróis mas também em vários pontos do exterior, em redor das portas, garantindo que o carro pode ser visto à noite de qualquer ângulo. Os faróis são adaptativos, conforme a direção do carro e a presença de obstáculos, como outros carros e peões.

O motor elétrico está ligado às rodas dianteiras, acoplado a uma bateria de iões de lítio, com geração de 100 kWh de energia, que garante uma autonomia de cerca de 400 km com a bateria carregada. A bateria do Chrysler Portal pode ser recarregada em terminais de carga rápida, acumulando energia suficiente uma autonomia de 240 km em apenas 20 minutos. O protótipo americano também pode circular de forma autónoma, sendo homologado para funcionamento em auto-estrada nos Estados Unidos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)