TVR renova fábrica no País de Gales
TVR apresenta novo Griffith

Cerbera Speed ​​​​12, o TVR mais extremo vai ser leiloado

By on 2 Abril, 2023

O TVR Cerbera Speed 12, o modelo mais extremo do construtor britânico, foi criado para lutar em pista com alguns dos GT mais potentes que alguma vez foram criados e estava prevista competir em Le Mans na edição de 1998 da mítica prova de 24 Horas, mas isso não aconteceu porque era uma máquina difícil de domar, segundo o patrão da TVR na altura, Peter Wheeler. 

O construtor fabricou uma versão de estrada, com um motor V12 naturalmente aspirado de 7,7 litros que produzia cerca de 850 cv e binário de 1.220 Nm, sem ultrapassar os 1.000 kg de peso. Capaz de acelerar em menos de 3 segundo dos 0 aos 100 km/h, a versão de estrada tinha uma aerodinâmica refinada, incluindo defletores de vento, saias laterais e uma enorme asa traseira, mas prescindia de ABS e airbags. O carro ficou conhecido pelo vermelho escuro da sua pintura, a única cor que o construtor decidiu usar para este modelo.

Foto: Silverstone Auctions

Diz-se que Wheeler levou um dos automóveis fabricados para casa para experimentar e chegou à conclusão que tinham exagerado no Cerbera Speed ​​​​12. Era dificíl de conduzir nas estradas britânicas e decidiu desligar a ficha do projeto. As unidades encomendadas foram canceladas e com a exceção de um carro já comprado, os restantes foram desmontados e serviram para peças de reposição dos carros de corrida. 

É esta unidade que está agora em leilão na Silverstone Auctions até maio, não devendo ser difícil encontrar um novo dono para esta peça única.

Fotos: Silverstone Auctions

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)