Caterham mostra um pouco do Project V
Caterham elétrico com design radical

Caterham revelou o Project V

By on 12 Julho, 2023

A Caterham revelou o Project V, um concept coupé leve e totalmente elétrico que deverá chegar ao mercado no final de 2025 ou início de 2026.

Concebido como um veículo elétrico desde o início, o Project V é a criação do novo designer chefe, Anthony Jannarelly e concretizada pelos italianos da Italdesign.

O Project V utiliza um grupo motopropulsor elétrico a bateria, alimentado por um motor único de 200 kW (272 cv) montado no eixo traseiro. Este está associado a um conjunto de baterias de iões de lítio USOC de 55 kWh com gestão térmica avançada e a capacidade de recarregar de 20 a 80% em apenas 15 minutos, utilizando um carregador rápido de 150 kW DC.

Com uma aceleração de 0 aos 100 km/h em menos de 4,5 segundos, o Project V atingirá uma velocidade máxima estimada de 230 km/h e uma autonomia WLTP de 400 km.

A filosofia de design minimalista significa que o Project V, tal como o Seven, é leve e simples. A Caterham tem como objetivo um peso de 1.190 kg (configuração 2+1), que será alcançado através da utilização de um inovador chassis composto de fibra de carbono e alumínio.

O Project V utiliza uma disposição de bancos 2+1 – tendo ainda 2+2 como opção – que otimiza a entrada e saída dos passageiros e oferece maior flexibilidade na forma como o futuro proprietário pode utilizar o automóvel. No interior encontra-se um sistema de infoentretenimento simples e orientado para o condutor, com espelhamento de smartphone e um painel de instrumentos digital utilizado para apresentar informações importantes. Os condutores podem escolher entre os modos de condução Normal, Sport e Sprint, que ajustam a aceleração e a direção em diferentes ambientes.

O concept dispõe de suspensões dianteira e traseira de braços duplos com geometria totalmente ajustável, direção assistida eletricamente, pneus Michelin Pilot Sport 4S (19″ à frente e 20″ atrás) e discos de travão com pinças de alto desempenho.

O Project V fará a sua estreia pública hoje, quinta-feira, no stand da Caterham no ‘Festival of Speed’ em Goodwood.

Sujeito às próximas fases de desenvolvimento e capacidade técnica da Caterham, o Projeto V poderá ser lançado no mercado no final de 2025 ou no início de 2026, com um preço de £80.000, cerca de 93.800€.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)