5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos
UE precisa de mais pontos de carregamento

Carros elétricos e temperaturas elevadas: 6 dicas para otimizar o carregamento

By on 17 Abril, 2024

Chegou o verão e, com ele, o tempo livre e as tão esperadas férias e, com elas, o carro torna-se o meio de transporte preferido para chegar ao destino. E a verdade é que o veículo elétrico tem vindo a ganhar terreno e, neste verão, vemos um número crescente deste tipo de carro nas estradas, mas convém saber que deve mesmo evitar guiar em dias muito quentes. Se for necessário, tente, ao máximo, planear sua viagem para evitar horários de pico de tráfego, se possível, abra as janelas para ventilar o carro ao invés do condicionado pois isso força muito a bateria, faça pausas frequentes para descansar e arrefecer a bateria, estacione o carro à sombra, não transporte peso desnecessário nem o carro demasiado carregado. Viagens longas de elétrico ainda são ‘arriscadas’, se não forem bem planejadas.

Estas são sugestões da Juice Technology, empresa líder mundial no desenvolvimento e comercialização de soluções de carregamento para veículos elétricos, que oferece aos nossos leitores uma série de dicas para otimizar o carregamento da bateria do seu carro durante estes meses de altas temperaturas.

Mas primeiro uma pequena explicação…

O calor no verão não é apenas um problema para as pessoas, mas temperaturas superiores a 40 graus Celsius também podem ser uma situação stressante para o próprio automóvel. A bateria precisa de ser arrefecida para não sobreaquecer, tal como o interior do automóvel precisa de estar à temperatura certa para enfrentar confortavelmente uma longa viagem de carro. E isto, como é óbvio, afeta a autonomia do veículo e o próprio processo de carregamento.

Tanto assim é que, em temperaturas extremas, pode observar-se uma queda no desempenho do carregamento: à medida que a bateria se aproxima do ponto de sobreaquecimento, a taxa de carregamento abranda.

Como podemos otimizar o carregamento do nosso veículo elétrico no verão e ter a melhor experiência de condução possível?

1 – Carregar a bateria durante as horas com temperaturas mais baixas, ou seja, de manhã cedo ou ao fim da tarde/noite. Desta forma, o desempenho do processo de carregamento não será agravado por temperaturas ambiente elevadas.

2 – Ligar o ar condicionado antes de sair em viagem. Se ligar o sistema de ar condicionado durante o processo de carregamento, este irá consumir energia da rede elétrica e não da bateria. Desta forma, evita-se um esforço adicional da bateria e reduz-se o risco de sobreaquecimento.

3 – Ao conduzir, tente evitar acelerações e travagens bruscas. Se conduzir suavemente, consumirá menos energia, a bateria sobreaquecerá menos e aumentará a autonomia do veículo durante a viagem.

4 – Tente manter uma velocidade que não seja demasiado rápida durante toda a viagem. Quanto mais depressa conduzir, mais facilmente a bateria sobreaquecerá.

5 – Planeie o seu percurso, incluindo as paragens necessárias para carregamento: Antes de um automóvel parar devido a bateria fraca, o sistema terá dado vários avisos e a velocidade máxima permitida terá sido restringida. Mas para evitar surpresas, é bom planear o seu percurso com antecedência, especialmente em viagens longas, incluindo possíveis paragens para carregamento.

6 – Leve consigo uma estação de carregamento portátil: Em alguns países que são destinos populares de verão, como Espanha ou Itália, as infra-estruturas de carregamento ainda não são suficientes, especialmente em determinadas zonas. Para além de planear bem o seu percurso, um bom aliado para as suas viagens deste verão pode ser uma estação de carregamento portátil, que lhe permite carregar o seu veículo nas suas paragens, utilizando qualquer tomada doméstica ou industrial.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)