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Carregamentos 30% mais rápidos: O avanço da Volvo com o software de carregamento adaptativo

By on 13 Março, 2024

Uma das chaves para o sucesso dos elétricos passa pela redução dos tempos de carregamento. Sem isso, será mais difícil convencer condutores mais convictos de que os veículos elétricos podem ser tão ou mais práticos do que os carros com motores térmicos. A Volvo está a trabalhar numa forma de melhorar o tempo de carregamento, sem necessidade de mudar as baterias.

A Volvo estabeleceu uma parceria com a Breathe Battery Technologies para integrar software de carregamento baseado em algoritmos nos seus sistemas de gestão de baterias, com o objetivo de otimizar o desempenho do carregamento dos veículos elétricos. O software promete reduzir o tempo de carregamento em 15% a 30%, dependendo do conjunto de baterias, mantendo a densidade energética e a autonomia.

Ao contrário dos protocolos tradicionais de carregamento por etapas, os algoritmos do Breathe analisam o estado da bateria em tempo real, permitindo uma maior flexibilidade e um carregamento potencialmente mais rápido. Esta abordagem baseada em software reflete uma tendência para a investigação e inovações de carregamento baseadas em algoritmos, em vez de atualizações de hardware. Isto torna-se numa vantagem tremenda, pois os condutores podem usufruir de carregamentos mais rápidos sem necessidade de trocas dispendiosas de hardware. Apenas o programa de gestão das baterias é atualizado e melhorado.

Esta tecnologia facilita um carregamento mais rápido sem exigir alterações no design do conjunto de baterias ou extração adicional de recursos, apoiando o compromisso da Volvo com a sustentabilidade. Além disso, a sua compatibilidade com o hardware existente permite uma integração perfeita na nova geração de veículos elétricos da Volvo, preparada para acompanhar o crescimento previsto das vendas de veículos elétricos.

Enquanto outras empresas exploram a tecnologia de baterias de estado sólido para o carregamento rápido, a Volvo concentra-se em melhorias baseadas em software e planeia introduzir capacidades de carregamento bidirecional no seu próximo veículo elétrico, o EX90.

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