Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Carlos Ghosn processa a Nissan e pede Mil milhões de dólares

By on 20 Junho, 2023

O nome Carlos Ghosn volta a aparecer nas notícias, mas desta vez é o próprio Ghosn que está ao ataque. O libanês vai processar a Nissan e pede mil milhões de dólares de compensação.

O antigo executivo do sector automóvel foi detido no Japão sob a alegação de ter declarado rendimentos insuficientes e de ter utilizado indevidamente ativos da empresa durante o seu mandato como CEO da Nissan. Ghosn negou as acusações, alegando que foi vítima de uma conspiração para o afastar do poder. O caso ganhou contornos de filme em dezembro de 2019, quando fugiu do Japão uma caixa destinada para instrumentos musicais acabando no Líbano, onde tem cidadania e de onde não será extraditado. O escândalo fez correr muita tinta por todo o mundo e agora chegou a um novo capítulo.

De acordo com a Auto News, Ghosn apresentou um processo na justiça libanesa em maio deste ano, acusando a Nissan, mais duas empresas e 12 indivíduos de difamação, calúnia, injúria, fabricação de provas e outros crimes. Ghosn quer 588 milhões de dólares em indemnizações e custos perdidos, mais 500 milhões de dólares em medidas punitivas.

“As acusações graves e delicadas [feitas a Ghosn] permanecerão na mente das pessoas durante anos”, afirmou a equipa jurídica de Ghosn na ação judicial. “Ele sofrerá com elas até ao fim da sua vida, uma vez que têm um impacto persistente e prolongado, mesmo que se baseiem em meras suspeitas”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)