Audi vai disponibilizar uma nova loja de aplicações, acessível através do carro
Audi adiciona Apple Music ao sistema de infotainment de alguns dos seus modelos

Cada vez há mais gente farta de ‘infotainment’ complicado…

By on 24 Julho, 2023

A JD Power é uma espécie de Standvirtual dos EUA. A empresa fez um inquérito aos proprietários de automóveis por si vendidos e uma das conclusões foi que as pessoas estão cada vez mais insatisfeitas com o sistema de infoentretenimento dos seus automóveis.

É verdade que os sistemas se têm complicado muito, mas duma coisa não temos a menor dúvida: sendo verdade que há alguns construtores em que, quem os desenvolveu ‘complicou as coisas bem mais, esta insatisfação advém muito mais do facto da maioria das pessoas não lidar muito bem com as atuais tecnologias informáticas, e ter pouca vontade das aprender.

É verdade que os automóveis mudaram muito na última década a este nível e é também verdade que as pessoas se habituaram a dividir-se entre o sistema Android e o IOS da Apple, mas os automóveis começaram por ter sistemas próprios e só com o passar do tempo foram emulando o Android Auto e o Apple Carplay.

Se fosse só isto, a grande maioria das pessoas não sentiria tanta dificuldade, mas os construtores auto complicaram-lhe um bom bocado a vida e entre os que não quiseram, em querem aprender e os que tentam, mas têm dificuldade, tudo isto resulta em insatisfação.

Tentar mexer no ar condicionado num sistema debaixo de vários menus num ecrã tátil, pode não ser tarefa fácil, e os construtores de automóveis esqueceram-se de uma coisa: enquanto os smartphones as pessoas estão constantemente a mexer neles e a aprender, nos carros não é assim.

É bem possível que várias das muitas tarefas que hoje em dia já não se fazem em botões físicos, sejam difíceis de lembrar quando só se fazem muito de vez em quando. É óbvio que está tudo nos manuais dos carros, mas quantos o lêem, ainda menos quando precisam de alterar uma coisa… para ontem.

Qualquer pessoa que compre um carro deve passar no mínimo, uma hora com o vendedor a aprender os sistemas, e a tirar notas.

De acordo com o estudo Automotive Performance, Execution and Layout (APEAL) da JD Power, a satisfação geral dos proprietários de automóveis é de 845 (numa escala de 1000 pontos), uma diminuição de dois pontos em relação ao ano anterior e de três pontos em relação a 2021. Esta é a primeira vez nos 28 anos de história do estudo que a empresa de pesquisa do consumidor registou um declínio consecutivo ano após ano na satisfação do proprietário.

Segundo a JD Power, mais pessoas estão a optar por não utilizar os controlos de infoentretenimento nativos dos seus automóveis e mitas mais a preferir utilizar sistemas de espelhamento de smartphones como o Apple CarPlay e o Android Auto, o que é muito fácil de perceber porquê: estão bem mais habituadas…

Se perguntarem a 100 pessoas se preferem usar o sistema da Google/Apple, ou o ‘nativo’ do construtor automóvel, 99 vão responder numa direção…

Senhores construtores, não compliquem. Espelhar o telefone no sistema de infoentretenimento chega, depois basta terem Apps My(marca_modelo_do_automóvel) com tudo o que é preciso fazer no carro, se não quiserem ter botões físicos…

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