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C-Max e Grand C-Max vão desaparecer do catálogo europeu da Ford

By on 12 Dezembro, 2018

O AUTOMAIS já tinha dado a notícia das alterações que a Ford estava a fazer nos lugares de topo da gestão da deficitária operação europeia. Os primeiros sinais da estratégia “Road to 6 Reset and Redesign” ditam o fim da vida do C-Max e do Grand C-Max.

Se a ideia dos responsáveis da Ford é racionalizar recursos e diminuir a gama oferecida para concentrar tudo nos segmentos onde há mais vendas e lucros, acabar com os monovolumes compactos é uma decisão certa. O mercado deste segmento está cada vez mais pequeno e as vendas ressentem-se disso mesmo. Juntando a isso as mais rigorosas regras em termos de emissões, faz todo o sentido que os dois monovolumes da casa da oval azul terminem a sua carreira europeia.

Fabricados na unidade de produção de Saalouis, Alemanha, juntamente com o novo Focus, os dois monovolumes há muito que estavam numa carreira descendente e com vendas cada vez menores, mal justificando a sua presença na gama Ford. E como um porta voz da marca referiu, “confirmamos que estamos em conversações com os sindicatos para acabar com a produção do C-Maxe do Grand C-Max em Saarlouis, pois manter o modelo e adaptá-lo às novas regras de emissões poluentes, obrigaria a um investimento que não faz sentido.”

Esta negociação com os sindicatos está ligada ao facto da fábrica de Saarlouis empregar 6190 colaboradores e com o fim destes dois modelos, 1900 postos de trabalho estarem em risco. Essa redução faz parte do plano da Ford para estancar a hemorragia financeira dos últimos anos. A ideia é cortar um dos três turnos de Saarlouis como afirma o mesmo porta voz. “Ao passo que continuamos a tentar satisfazer os desejos dos clientes, é evidente que temos de ajustar a força de trabalho de Saarlouis.”

Depois de anunciar o fim do C-Max e Grand C-Max, outros modelos vão ser retirados do catalogo europeu da Ford. Falamos do S-Max e do Galaxy (ambos monovolumes), decisões que seguem o raciocínio usado para os dois primeiros e para o fim do B-Max, o primeiro dos monovolumes da Ford a ser descontinuado.

Quer isto dizer que a Ford vai aniquilar toda a sua gama de monovolumes, entrando para o seu lugar um grupo de crossover e SUV que a casa da oval azul está a ultimar e que será introduzida no próximo par de anos.

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