BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal
VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP

BYD Seal e Dolphin recebem cinco estrelas da Euro NCAP

By on 25 Outubro, 2023

A BYD está a entrar em força no mercado dos veículos elétricos e a avaliação da Euro NCAP dá motivos para os potenciais interessados olharem para a marca chinesa como uma potencial opção.

Os BYD Seal e BYD Dolphin receberam cinco estrelas de segurança pelo Euro NCAP, o principal programa independente de avaliação de segurança da Europa. O sedan do segmento D BYD Seal teve um desempenho muito elevado ao longo de todo o processo de teste de segurança, enquanto o hatchback do segmento C da BYD, o BYD DOLPHIN, provou a sua qualidade com pontuações elevadas na proteção dos ocupantes adultos e crianças.

Tanto o BYD Seal como o BYD Dolphin foram avaliados pelos engenheiros do Euro NCAP em quatro categorias: proteção do ocupante adulto, proteção para crianças, assistência à segurança e proteção dos utentes vulneráveis da estrada.

No caso do Seal, durante o teste de segurança, a rigidez do chassis conferiu uma pontuação de 89% para a proteção do ocupante adulto. Graças à tecnologia Cell-to-Body (CTB), que aumenta a segurança do veículo, também o compartimento do passageiro permaneceu estável no teste de deslocamento frontal, mostrando uma boa proteção tanto para o condutor como para o passageiro. Além disso, ofereceu uma boa proteção contra lesões por efeito de chicote. O avançado sistema eCall e o sistema que aplica os travões após um impacto para evitar colisões secundárias receberam uma menção extra.

Nos testes de proteção de crianças, obteve uma classificação de 87%, minimizando o impacto em todas as áreas críticas do corpo. Os utilizadores vulneráveis da estrada, como peões ou ciclistas, estão adequadamente protegidos em 82% devido ao sistema de travagem de emergência autónoma (AEB). O sistema que avisa contra a abertura da porta se um ciclista se aproximar por trás recebeu um reconhecimento extra do Euro NCAP.

No caso do Dolphin, no que diz respeito à proteção dos ocupantes adultos, obteve uma pontuação de 89%. Nos testes de proteção a crinaças, obteve 87%, minimizando o impacto em todas as áreas críticas da carroçaria, tanto para dummies representativos de seis como de dez anos de idade. Também o teste dos bancos dianteiros e dos apoios de cabeça demonstrou uma boa proteção contra lesões por efeito de chicotada em caso de colisão traseira. Os sistemas de assistência à segurança do BYD Dolphin obtiveram uma pontuação de 79%, com o Euro NCAP a destacar o desempenho dos sistemas Intelligent Speed Limit Assist e Lane Keeping Assist, baseados em câmaras. O sistema de travagem de emergência autónoma (AEB) do veículo contribuiu para uma classificação de 85% de utentes vulneráveis da estrada, com os testadores a fazerem uma menção específica ao reconhecimento de peões e ciclistas pelo sistema.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)