Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Bugatti revela o ‘one-off’ Chiron Super Sport ‘Golden Era’

By on 10 Agosto, 2023

A Bugatti colocou a fasquia ainda mais elevada com a sua mais recente versão ‘one-off’, o Chiron Super Sport ‘Golden Era’, considerando-o um dos projetos personalizados “mais desafiantes” que alguma vez realizou. 

Produzido para celebrar a herança da marca francesa, o ‘Golden Era’ é o resultado de dois anos de trabalho, com técnicas totalmente novas que o elevam do mundo automóvel para a arte. A Bugatti afirma ser “a própria personificação da oferta Bugatti Sur Mesure”, juntando a visão de um dos seus clientes para os seus veículos, extremamente personalizados, com a colaboração da equipa de design.

Este ‘one-off’ nasceu da visão de “um colecionador de Bugatti com um profundo apreço pela história da Bugatti e pela intrincada engenharia do motor W16”, explicou a marca. O modelo escolhido foi o Chiron Super Sport, “para celebrar o design do motor de combustão”, passando a equipa de design a desenvolver a sua proposta, tentando captar as melhores criações da marca. 

Achim Anscheidt, ex-Diretor de Design da Bugatti responsável por esta criação, explica o ponto de partida da ideia. “Os nossos clientes podem ser incrivelmente criativos e temos muito orgulho em ajudá-los a concretizar os seus sonhos, mas as encomendas especiais extensas como esta são extremamente raras, normalmente não vemos mais do que uma ou duas criações desta escala por ano. Dada a visão e a natureza exigente deste projeto – e a ideia fantástica que queríamos realizar – o ‘Golden Era’ é provavelmente a peça mais exigente de trabalho de personalização em que eu e a minha equipa alguma vez trabalhámos”.

Esta versão está decorada com um mural desenhado à mão com 45 modelos históricos da Bugatti, que demorou mais de 400 horas a criar. No interior, do lado do passageiro, 26 esboços desenhados à mão revelam as figuras dos modelos como o Type 41 Royale ou o Type 57 SC Atlantic. No lado do condutor, 19 esboços retratam o renascimento e o sucesso duradouro da Bugatti desde 1987, desde o EB110, passando pelo Veyron e Chiron. A representação dos 3.712 componentes individuais que se juntam para criar o lendário motor W16 ocupa o seu lugar como parte desta obra-prima.

Foi ainda criada uma cor à medida de tal empreendimento, um tom de dourado comemorativo chamado “Doré”, que foi aplicado ao automóvel com uma cor em gradiente dividida numa variante metálica especial de “Preto Noturno”, criando a base perfeita para os designers iniciarem o assustador processo de desenhar diretamente no automóvel.

O ‘Golden Era’ será entregue ao seu proprietário no evento  Monterey Car Week.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)