Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro
Super Sport ’57 One Of One’: A homenagem da Bugatti ao Type 57 SC Atlantic

Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada

By on 1 Março, 2024

Em 1931, a Bugatti fez a sua estreia de fábrica nas 24 Horas de Le Mans com o Type 50S, um automóvel pioneiro com um motor de oito cilindros sobrealimentado de cinco litros. O Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’ é uma homenagem a esse carro.

Embora nenhum dos três Type 50S inscritos tenha terminado devido a um trágico acidente, o chassis n.º. 50177 inspirou a mais recente criação Sur Mesure da Bugatti: o Chiron Super Sport “Hommage Type 50S”. Esta homenagem moderna apresenta um design arrojado da grelha que recorda o carro histórico, com acabamento em preto escuro com o número “5” pintado e a inscrição “Le Mans 1931”. A atenção aos detalhes, incluindo um padrão ornamental torneado no motor, refletir o espírito de beleza da Bugatti em todos os aspetos. Assim nasce uma homenagem, a pedido de um cliente que queria celebrar a história da marca e ficou encantado com o legado do Type 50S.

A Bugatti inscreveu três chassis na corrida de 1931, cada um com um acabamento totalmente em preto em vez do tradicional azul de corrida francês, como uma subtil farpa ao governo francês que se recusou a patrocinar o esforço. O conjunto de três carros mostrou um enorme potencial, com uma velocidade estrondosa nas longas retas. Uma falha de pneus a alta velocidade levou ao trágico despiste para fora do circuito. Os dois carros restantes – incluindo o chassis n. 50177 que inspirou esta homenagem moderna ao Super Sport – foram retirados pela Bugatti para evitar mais acidentes, deitando por terra as hipóteses de vitória.

Tal como o original, esta criação Sur Mesure tem um acabamento em preto escuro e brilhante, com um “5” contrastante pintado em ambos os lados do carro. A inscrição “Le Mans 1931” está situada mesmo à frente do arco da roda traseira e uma representação do Circuit de la Sarthe – cada curva, curva e reta exatamente como o Type 50S o teria visto em 1931 – está escondida na parte inferior do spoiler traseiro, ambos meticulosamente concebidos e aplicados pelos especialistas da Bugatti. São vários os pormenores alusivos a Le Mans e ao Type 50S, quer no interior, quer no exterior da máquina com um motor 8.0 W16. Com 1.600 Nm de binário máximo e 1.600 cavalos de potência, consegue alcançar os 440 km/h de velocidade máxima.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)