Bugatti em testes com o espantoso Bolide
Bugatti Bolide entra na fase de testes. Entregas em 2024

Bugatti Bolide na festa do centenário das 24 Horas de Le Mans

By on 12 Junho, 2023

No centenário de um dos eventos de desporto motorizado mais venerados do mundo, a Bugatti regressou a Le Mans, apresentando o Bolide ao público pela primeira vez, e logo com um piloto lendário e altamente condecorado ao volante do hiperdesportivo de alta performance da marca: Andy Wallace, vencedor de Le Mans em 1988.

A estimada herança dos desportos motorizados da Bugatti está intrinsecamente ligada à história das 24 Horas de Le Mans. Ao longo de muitos anos – 10 décadas, na verdade – a marca de luxo de Molsheim realizou momentos marcantes e inesquecíveis no evento de desportos motorizados. E no momento perfeito para celebrar os 100 anos das 24 Horas de Le Mans, a Bugatti proporcionou este fim-de-semana mais um momento mágico às multidões.

No asfalto sagrado em que tanta história foi feita, o Bugatti Bolide deu uma volta ao circuito das 24 Horas de Le Mans no sábado à tarde, energizando ainda mais a atmosfera à medida que os espectadores eram brindados com não um, mas dois momentos definidores: o Bolide em toda a sua glória, apresentado ao público pela primeira vez, e Andy Wallace, um dos vencedores de Le Mans em 1988, ao volante.

Um dos melhores pilotos de resistência do mundo, Andy Wallace, piloto Oficial da Bugatti desde 2011, faz parte de um grupo muito seleto de pessoas que venceram a Tripla Coroa das 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring. Um historial tão inigualável nas corridas é a escolha perfeita para supervisionar a primeira apresentação pública do Bolide: “Pegar no volante do Bolide nas 24 Horas de Le Mans deste ano foi um momento muito especial; a energia do público e a forma como se ligaram ao carro é algo que me vai ficar na memória para toda a vida.

O Bolide tem o aspecto e a sensação – em todos os aspectos – de um verdadeiro automóvel de competição com capacidades de alto desempenho genuínas e excepcionais. O facto de gerar cerca de duas vezes o seu próprio peso em força descendente à velocidade máxima, dando ao carro um nível muito elevado de aderência e estabilidade nas curvas a alta velocidade é, por si só, incrivelmente impressionante. Mas combinar essa proeza com o motor W16 da Bugatti, que desenvolve 1.600 CV, leva o Bolide a um nível totalmente novo. O carro é de cortar a respiração em todos os sentidos.”

Christophe Piochon, Presidente da Bugatti Automobiles, acrescentou: “Não pode haver melhor maneira do que celebrar os 100 anos de Le Mans, estreando um Bugatti ‘tour-de-force’ que é simplesmente diferente de tudo o que já fizemos antes. A Bugatti e as 24 Horas de Le Mans têm uma ligação profunda e de longa data – estivemos presentes na primeira corrida, há 100 anos. Falo em nome da Bugatti quando digo que estamos incrivelmente orgulhosos por termos proporcionado outro momento histórico e único em Le Mans, um momento que será para sempre acarinhado.”

No núcleo do Bolide está o icónico coração W16 de 8.0 litros quad turbo da Bugatti, habilmente envolto numa carroçaria de carbono aerodinamicamente optimizada. Para alcançar a performance máxima do Bolide, focada na pista, os travões são um componente essencial.

Inspirados pela tecnologia da F1, os especialistas da Brembo S.p.A, líder mundial em Itália no domínio da tecnologia de travagem automóvel, criaram um sistema de travagem altamente avançado e personalizado para o Bolide, com discos de travão de 390 mm e pinças únicas (8 pistões no eixo dianteiro e 6 pistões no eixo traseiro), assegurando que a potência de travagem do automóvel consegue dominar as suas extraordinárias capacidades de condução dinâmica.

Para tornar o centenário das 24 Horas de Le Mans ainda mais especial, este fim-de-semana contou com a presença de dois extraordinários automóveis Bugatti, para além da estreia pública do Bolide. No sábado, depois de Andy ter conduzido o Bolide, foi um Bugatti EB110S “Le Mans” azul, que participou no aclamado desfile da Grande Exposição do Centenário. Este carro lendário participou na corrida mundialmente famosa em 1994, exactamente 55 anos após a última vitória da Bugatti em Le Mans. Um acidente – na sequência de problemas técnicos – infelizmente terminou a corrida demasiado cedo para o icónico Bugatti azul, mas deixou uma impressão duradoura nos corações dos fãs dos desportos motorizados em todo o mundo. Ver o EB110S LM voltar a pisar o asfalto sagrado captou mais um momento histórico da Bugatti para os espectadores que se deleitaram com a experiência.

O ilustre Bugatti Type 50S esteve em exibição como parte de uma exposição especial centenária no Museu das 24 Horas de Le Mans. No início da década de 1930, vários exemplares do Type 50S participaram nas 24 Horas de Le Mans e, na corrida de 1931, havia três exemplares em competição. Como parte de um protesto contra os oficiais de corrida, Ettore Bugatti fez com que os três carros começassem esse ano em preto em vez do habitual azul de corrida francês.

Entre outros, os lendários pilotos de corrida Louis Chiron e Albert Divo começaram para a Bugatti. Ao longo da competição, os três carros Type 50S lutaram pelas posições de liderança durante muito tempo, mas os pneus tiveram dificuldades em igualar a potência, o ritmo e o desempenho dos Type 50S.

Na sequência de um trágico acidente que envolveu um dos pilotos do Type 50S, Ettore decidiu retirar os dois carros restantes da corrida. Em exposição no evento deste ano, o Type 50S é agraciado com o número de partida 5, que foi conduzido em 1931 por Albert Divo e Guy Bouriat, entusiasmando os fãs que querem experimentar a história do desporto automóvel nos dias de hoje.

O EB110S LM, o Type 50S e a primeira apresentação pública do Bolide tornaram ainda mais extraordinário o que já era um encontro especial de desportos motorizados históricos no fim-de-semana, acrescentando uma sensação de intemporalidade que só uma marca como a Bugatti consegue gerar.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)