Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Carros usados: 39,3% de todos os veículos usados verificados com registo de danos – BMW no topo da lista

BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado

By on 21 Março, 2024

O Grupo BMW revelou o BMW Vision Neue Klasse X, um novo concept car que incorpora a essência da filosofia Neue Klasse no setor de Veículos de Atividade Desportiva (SAV). Programado para produção em 2025 na fábrica de Debrecen, na Hungria, este SAV totalmente elétrico representa uma fusão de estética, tecnologia e sustentabilidade.

Com base no BMW Vision Neue Klasse anterior apresentado no IAA 2023, este modelo mais recente oferece uma visão para o futuro da linha X da BMW. Enfatiza um estilo de vida ativo, dinâmico, eficiente, apresentando uma linguagem de design exterior clara e um interior espaçoso aprimorado por iluminação inovadora e efeitos sonoros possibilitados pela tecnologia de ponta BMW iDrive.

Nova filosofia

O veículo amplia os princípios fundamentais da Neue Klasse – elétrico, digital e circular – introduzindo uma quarta dimensão. É dada especial atenção ao prazer de condução, com sistemas de condução e controlo de chassis personalizados e a mais recente tecnologia BMW eDrive. Além disso, um conceito abrangente de sustentabilidade garante processos responsáveis de produção, operação, desmontagem e reciclagem.

O Grupo BMW apresenta um sistema de controlo de direção e chassi para os veículos Neue Klasse, oferecendo uma experiência de direção personalizada. Desenvolvido internamente, o conjunto de softwares garantem uma condução suave em todas as condições. Alimentada por dois novos super cérebros, esta tecnologia promete elevar a experiência de condução do Neue Klasse a níveis sem precedentes.

Mais espaço, mais luz

A arquitetura totalmente elétrica proporciona maior distância ao solo, permitindo um interior mais espaçoso com uma longa distância entre eixos, saliências curtas e proporções clássicas da BMW. As grandes áreas de janelas e o teto panorâmico de vidro realçam o interior com luz natural, enquanto os tecidos de cores quentes contribuem para um ambiente arejado e acolhedor.

O BMW Vision Neue Klasse X apresenta uma nova estética de marca para os modelos BMW X, caracterizada por unidades de LED alinhadas verticalmente e uma grade em forma de rim BMW redesenhada com contornos retroiluminados. A traseira apresenta elementos de design que incluem luzes traseiras com elementos impressos em 3D controlados individualmente para maior profundidade. As superfícies de vidro niveladas e a pintura exterior “Coral Silver” contribuem para uma sensação de leveza, enquanto a torção exclusiva da Hofmeister é reinventada com uma impressão reflexiva para um toque moderno.

O BMW Vision Neue Klasse X oferece uma experiência de condução confiante com a sua posição de assento ligeiramente elevada. A interação homem-carro aprimorada é facilitada por um volante redesenhado, funcionalidade de controlo de toque intuitivo, BMW Panoramic Vision e BMW Intelligent Personal Assistant. As principais informações são projetadas no para-brisa através do BMW Panoramic Vision, complementado pelo BMW 3D Head-Up Display nos modelos de produção. O Visor Central está perfeitamente integrado no painel de instrumentos, proporcionando fácil acesso às funções de infoentretenimento para ambos os passageiros dianteiros. A Personal Sound Experience, introduzida com o novo HYPERSONX WHEEL, permite aos ocupantes personalizar a sua experiência de áudio, melhorando a experiência geral de imersão do utilizador no interior do veículo.

Eficiência melhorada

Além de unidades e-drive foram melhoradas, com novas células de bateria de iões de lítio, com uma densidade de energia volumétrica mais de 20% superior à das células prismáticas utilizadas anteriormente. Em combinação com a transição para um sistema de 800 volts, isto melhorará a velocidade de carregamento em até 30% – permitindo que os veículos carreguem o suficiente para uma autonomia de 300 quilómetros em apenas dez minutos. A sexta geração do BMW eDrive também oferece até 30% mais autonomia. Com arrasto reduzido em 20% em relação a um modelo comparável na linha atual, também ganha em aerodinâmica. Novos designs de pneus e um sistema de travagem especial para veículos totalmente elétricos ajudam a aumentar a eficiência geral do veículo em até 25%.

Um material de superfície totalmente vegetal, mineral e isento de petróleo “Verdana” foi desenvolvido para o interior. Será utilizado no BMW Vision Neue Klasse X na parte inferior do painel das portas e na consola central. Os plásticos marítimos também estão a ser utilizados pela primeira vez em peças moldadas por injeção. Nos componentes selecionados, esta matéria-prima secundária, obtida, por exemplo, a partir de redes de pesca descartadas, já representa 30 por cento.

A escolha dos materiais e do método de construção permite uma desmontagem mais fácil dos componentes e uma melhor reciclabilidade. As saias laterais e os acessórios do avental dianteiro e traseiro também são produzidos a partir de monomateriais reciclados.

A Neue Klasse também anuncia um novo capítulo na história da produção. A fábrica do Grupo BMW em Debrecen, na Hungria, foi planeada e desenvolvida como uma iFACTORY.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)