BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW eDriveZones, a nova tecnologia a pensar nas zonas de baixas emissões nas cidades chega a Portugal

By on 13 Julho, 2021
BMW 330e Berlina - Ensaio Teste

O BMW eDriveZones é uma tecnologia dedicada aos carros híbridos plug-in que passa para o modo elétrico de forma automática ao entrar em zonas de baixas emissões nas cidades. Este sistema chega agora a Portugal.

O BMW eDriveZones, em desenvolvimento desde 2019 pela equipa da Critical TechWorks em Portugal, em coordenação com a equipa em Munique, é uma tecnologia pensada para os mais recentes modelos híbridos plug-in da marca. O principal objetivo passa por diminuir os níveis de missões poluentes dentro das áreas urbanas e, para tal, passa automaticamente para o modo elétrico caso o veículo tenha bateria para o fazer, assim que o mesmo entrar numa zona de zero ou baixas emissões dentro das cidades.

Nesta primeira fase, os modelos BMW 330e, BMW 745e, BMW X5 xDrive45e e BMW 530e vão contar com esta tecnologia que chega a Portugal e está ativa nas cidades de Braga, Porto e Lisboa. Assim, a marca alemã pretende incentivar os clientes a utilizar os modelos híbridos plug-in em modo elétrico, promovendo as deslocações sem emissões, pelos menos nas cidades.

“Esta tecnologia vem complementar as medidas já implementadas pelo BMW Group na área da sustentabilidade, de que são exemplo a redução significativa, até 2030, das emissões de carbono por veículo produzido, e a meta prevista, também para 2030, de 50% das vendas totais do grupo corresponderem a veículos eletrificados. Até ao final do ano, chegarão ainda a Portugal novas ferramentas do Grupo com vista à promoção da transição para mobilidade elétrica”, refere Massimo Senatore, Diretor-Geral da BMW Portugal.

Já Jaime Vaz, da equipa de desenvolvimento da Critical TechWorks, esclarece que o sistema “BMW eDriveZones estabelece um novo padrão na indústria pela sua singularidade. Esta é a prova de que a tecnologia pode contribuir muito para um futuro mais sustentável e estamos muito contentes por ver a Critical TechWorks a trabalhar no seu desenvolvimento”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)