BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW e o motor de combustão: combustíveis sintéticos e hidrogénio podem ser solução

By on 17 Dezembro, 2023

O CEO da BMW, Oliver Zipse reforça a decisão da empresa em manter os motores de combustão por mais tempo. Quanto, logo se vê. Quanto aos seus principais concorrentes, a Mercedes será 100% elétrica até 2030, a Audi lançará apenas modelos com emissões zero a partir de 2026 e a Volvo também tem como objetivo ser totalmente elétrica em 2030. Mas a BMW, ainda não se comprometeu. E Zipse explica porquê.

Sendo verdade que a transição ecológica está em curso, mas a BMW vai com mais calma. Para Zipse, os motores de combustão ainda podem vir a ter uma ‘vida’ longa, pois os “combustíveis sintéticos também são importantes”, pois permitem que os atuais automóveis com motores de combustão continuem a funcionar sem prejudicar o ambiente. O problema é que para já não são solução para as massas pois são muito caros.

Por outro lado, a Toyota, que é parceira da BMW, entende que o motor de combustão interna pode ser salvo funcionando a hidrogénio, uma tecnologia que está em desenvolvimento. Portanto, a BMW prefere adiar as decisões para 2025, de modo a ver como “param as águas”. O que é bem capaz de ser a solução mais inteligente. Se tudo correr de forma normal, a solução serão…várias soluções incluindo os combustíveis sintéticos e o hidrogénio.

Porquê os combustíveis sintéticos e o hidrogénio podem ser solução para a manutenção dos motores de combustão?

Os combustíveis sintéticos são produzidos através de um processo químico, a partir da combinação de gás de hidrogénio com dióxido de carbono (gerando moléculas de hidrocarbonetos), mas sem quaisquer recursos ao petróleo. Não libertam emissões de gases de efeito estufa durante a sua combustão. Isso significa que podem ser usados em motores de combustão sem causar danos ao ambiente.

O hidrogénio é um combustível que não liberta emissões de gases de efeito estufa quando é queimado e pode ser usado em motores de combustão interna, mas exige algumas modificações no design do motor.

Ambas as tecnologias ainda estão em desenvolvimento, mas têm o potencial de tornar os motores de combustão mais sustentáveis.

Um dos desafios é o custo de produção. Os combustíveis sintéticos são ainda muito mais caros do que os combustíveis fósseis. O custo do hidrogénio também é elevado, mas tem vindo a diminuir nos últimos anos.

Se os desafios forem superados, os combustíveis sintéticos e o hidrogénio podem ter um papel importante na transição para uma mobilidade mais sustentável.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)