Mobilidade Autónoma: Uma realidade cada vez mais próxima
Condução autónoma cada vez mais perto

BMW desenvolve moto autónoma

By on 12 Setembro, 2018

Carros autónomos são prometidos todos os dias, mas motos? Novidade absoluta cortesia da BMW.

O vídeo não deixa dúvidas: a BMW desenvolveu uma moto com condução autónoma que anda sozinha e que na hora de parar, abre o descanso e para sem problemas. Wow! Parece um fantasma esta BMW R1200 GS.

A justificação para a condução autónoma é a redução dos acidentes rodoviários e a utilização do tempo desperdiçado na condução. Se isso no carro faz sentido, nas motos nem por isso. Mas a verdade é que a industria das duas rodas não está parada e a BMW deu um passo em frente com esta R1200 GS.

Do equipamento de série das motos de topo, fazem parte o ABS, controlo de tração, controlo do levantar da roda da frente, de queda para o lado, enfim, muitas coisas que ajudam na condução sempre complicada de um motociclo. Mas dentro em breve, tecnologia dos automóveis vão chegar até ás motos, como a monitorização do ângulo morto, cruise control adaptativo, alerta de colisão e assistência á travagem de emergência. Por isso, não espanta que a BMW tenha conseguido fazer uma moto autónoma.

O sistema da casa bávara foi feito com base nos sistemas existentes e naqueles que estão perto de chegar ao mercado, tendo esta BMW R1200 GS a missão de provar que uma moto autónoma é possível. E, já agora, aproveitaram os homens da pesquisa e desenvolvimento da BMW Motorrad para colecionar dados vitais para o futuro.

Fiquem todos sossegados que a BMW não vai produzir motos que andam sozinhas, mas estudam formas da autonomia ajudar o condutor em situações mais complicadas, permitindo, assim, que a segurança seja maior. Por exemplo, em caso de doença súbita, a moto pode parar sozinha e evitar uma queda, prendendo o condutor com um cinto de segurança á moto, por exemplo. Ou a capacidade de antecipar um obstáculo e evitar o embate ou a queda. Enfim, há uma miríade de possibilidade que este sistema pode ajudar a satisfazer.

Agora que é muito interessante ver esta R1200 GS, uma moto imponente, colocar a trabalhar o motor, arrancar, cumprir uma estrada e parar em cima do descanso, é fantástico. Só tem um problema: quando para, tem de ter ajuda para recomeçar a andar, pois o giroscópio que utiliza para se manter estável sem ajuda humana, não funciona quando para.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)