Bentley Continental GT Speed: Luxo redefinido
Extraordinary Journeys By Mulliner: Nova edição limitada da Bentley

Bentley Derby: 90 anos do carro desportivo silencioso

By on 26 Setembro, 2023

O Bentley 3 1/2 Litre, mais conhecido como o Bentley Derby, é um dos modelos mais icónicos da marca britânica. Fabricado entre 1933 e 1939 marcou uma era, com mais de 2.400 unidades foram produzidas.

A era Derby viu a Bentley produzir até 500 automóveis por ano, primeiro com o 3 1/2 Litre, depois seguido pela evolução 4 1/4 Litre, assumindo-se, juntos, como os primeiros Bentley produzidos sob propriedade da Rolls Royce. Este período da história da Bentley também viu nascer alguns “one-off” muito relevantes – o coupé “Embiricos” de 1938 e o recém-restaurado MkV Corniche de 1939. Estes dois automóveis ajudaram, em conjunto, a moldar o ADN de design que esculpiu os Bentley da década de 1950 e que até inspirou os Continental GT originais e atuais.

O motor de seis cilindros 3 1/2 Litre do Bentley Derby era suave, refinado e debitava cerca de 120 cv, uma potência respeitável para a época. A qualidade era excelente e os automóveis eram belíssimos, rápidos, refinados, elegantemente proporcionados e fáceis de conduzir. Em comparação com as caixas de velocidades não sincronizadas de todos os Bentley anteriores, as vantagens da caixa sincronizada do Derby eram claras, enquanto as molas macias e chassis mais rígidos estabeleceram elevados padrões de qualidade de condução.

Os Derby eram mais refinados e mais ágeis do que seus antecessores Cricklewood, mas custavam menos 400 libras, alcançando, assim, uma clientela mais ampla do que qualquer Bentley anteriormente produzido.

O Bentley 3 1/2 Litre necessitou de algumas alterações de desenvolvimento durante a produção, incluindo uma barra transversal adicional do chassis à frente e um estabilizador harmónico de amortecimento para melhorar o conforto de rolamento e o comportamento. Em 1936, foi proposto um motor de maior capacidade como alternativa ao 3 1/2 Litre. Por um custo adicional de £ 50, os proprietários podiam optar por cilindros um quarto de polegada (6,35 mm) mais largos e algumas alterações estéticas. Este modelo tornou-se o 4 1/4 Litre e em 1939 os números de produção já tinham ultrapassado os da versão anterior.

Organizada pelo The Silent Sports Car Club – o clube de proprietários dedicado ao Derby Bentley – uma parada de automóveis desfilou para a Fábrica dos Sonhos da Bentley em Crewe na sexta-feira passada, com mais de 100 convidados que puderam desfrutar de um passeio pelo campus, descobrir a recentemente renovada Heritage Collection da Bentley e visitar as oficinas Mulliner.

O próprio Bentley Derby, um 3 1/2 Litre de 1934, com carroçaria de Thrupp e Maberley, estava em exposição para os convidados na recém-inaugurada área de Lineage, onde os oito automóveis do período pré-guerra da Heritage Collection estão em exibição. No sábado, uma das joias da coroa da frota da Bentley – o único MkV Corniche de 1939, recentemente registado e devolvido à estrada pela primeira vez em 84 anos – foi o convidado de honra num jantar ”black tie” para assinalar, formalmente, os 90 anos dos Bentley Derby.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)