Bentley Continental GT Speed: Luxo redefinido
Extraordinary Journeys By Mulliner: Nova edição limitada da Bentley

Bentley Continental GT: Nova geração entra na era da eletrificação

By on 21 Maio, 2024

O novo Continental GT de quarta geração será apresentado em junho, destacando-se como o primeiro carro a utilizar a nova unidade de potência Ultra Performance Hybrid da Bentley.

Com 782 cv e 1.000 Nm de binário, combinados com uma autonomia elétrica de 80 km e emissões de CO2 inferiores a 50 g/km (WLTP), este modelo representa um avanço significativo para a Bentley. Não só será o Bentley de estrada mais potente e dinâmico nos 105 anos de história da marca, como também será o mais sustentável, mantendo o luxo artesanal e os materiais excecionais que são sinónimo de todos os Bentley.

A última geração de tecnologia e chassis inclui tração integral ativa com vectorização de binário, eixo traseiro direcional, um diferencial eletrónico de deslizamento limitado, controlo anti rolamento ativo elétrico de 48V e novos e avançados amortecedores de dupla válvula. Um novo design e um novo conjunto de tecnologias completam a última geração do automóvel que veio definir o Bentley da era moderna.

Uma história assinalável

Apresentado originalmente em 2002, o Continental GT marcou o início do renascimento da Bentley. O automóvel viria a transformar o volume de negócios, contribuindo para um aumento de dez vezes nas vendas e redefinindo a Bentley para a era moderna. Tanto a inspiração do design como o espírito de performance do Continental GT tiveram a sua génese no R Type Continental de 1952 – o automóvel de quatro lugares mais rápido do mundo na altura, que definiu o conceito de um Grand Tourer de luxo. Era um veículo apto para viagens de longa distância, para atravessar um continente – daí o nome. O Continental GT adotou as mesmas três linhas de design fundamentais: o design poderoso, a silhueta e a linha inclinada do tejadilho.

O impacto do Continental GT foi dramático: em quatro anos, as vendas anuais da Bentley subiram de cerca de 1.000 carros para mais de 10.000. A segunda geração do Continental GT foi apresentada em Paris, em 2010, com as encomendas a serem feitas a partir de outubro e as entregas a começarem no início de 2011. A segunda geração foi lançada com o W12, depois acompanhado com uma nova opção V8 de 4,0 litros introduzida em 2012. Seguiu-se uma terceira geração em 2018, baseada numa plataforma nova e criada especificamente para o efeito, com um novo motor, nova suspensão, nova arquitetura elétrica, nova tecnologia e novos designs interiores e exteriores, definindo uma nova referência para o agora altamente competitivo segmento dos GT de luxo.

Nos últimos 20 anos, os Continental GT bateram recordes de velocidade e ganharam campeonatos e corridas de resistência em todo o mundo. Globalmente, o Continental GT é o segundo modelo mais popular da Bentley (atrás do Bentayga) e um em cada três Bentley vendidos é um Continental GT. No início do próximo ano, o 100.000º exemplar deste agora icónico Grand Tourer será fabricado à mão na Dream Factory da Bentley em Crewe, Inglaterra.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)