Mercado nacional: Mercedes considerada marca de maior confiança, Renault a melhor na relação qualidade / preço
Carlos Tavares: “Temos de colocar um pouco de juízo nos líderes políticos”

Baixa de preços da Tesla coloca fabricantes europeus sob pressão

By on 20 Abril, 2023

Os alarmes soaram na última terça-feira, quando a Tesla anunciou uma campanha de preços agressiva para o mercado europeu. As sementes para uma guerra de preços estão lançadas, mas, para já, a postura dos construtores europeus é de manter preços. Pelo menos é essa atitude que a Renault está a utilizar.

O CFO da Renault, Thierry Pieton, afirmou que a marca não pretende alterar preços, apesar das quedas nos mercados das marcas europeias. As ações da Renault foram as que mais sofreram, com uma queda de 7,3%, enquanto a Stellantis NV, Volkswagen AG, BMW AG e Mercedes-Benz Group AG perderam 2% ou mais.

A Renault admite rever alguns preços, mas não sente ainda a pressão para ter de fazer cortes radicais:

“A realidade é que, a nível do grupo global, as fábricas estão cheias”, disse Pieton, citado pelo marketwatch.com. “Estamos a 100% da capacidade de produção, pelo que não há grande incentivo para ir cortar os preços e ir numa espiral que alguma da concorrência está a seguir”.

No entanto, especialistas admitem que a jogada da Tesla começa a colocar pressão do lado europeu. Com esta estratégia agressiva, a Tesla pretende crescer ou assegurar a sua quota de mercado europeu, o que deixa os fabricantes de VE sob pressão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)