Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia
6.9 milhões de condutores do Reino Unido querem reduzir a utilização do automóvel em viagens curtas

Automóvel continua a ser essencial entre os portugueses: 92% têm carro próprio, diz estudo

By on 2 Outubro, 2023

A maioria dos portugueses inquiridos pelo estudo desenvolvido pela Liberty Seguros afirma ter carro próprio e mais de metade utiliza-o todos os dias, preferindo este meio de transporte a qualquer outro, além de apontarem o automóvel como elemento imprescindível para a organização familiar e/ou pessoal. 

A Liberty Seguros constatou, através do estudo “Uso do automóvel” desenvolvido pela Liberty Mutual com a Kantar e a Red C para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte) em julho e agosto de 2023, que, em Portugal, 92% das pessoas têm um automóvel próprio e 7% não possuem automóvel próprio, mas têm acesso a um na casa onde vivem. 

Dos 500 portugueses inquiridos, 51% afirmam que utilizam o automóvel todos os dias e 33% confessam recorrer a este meio de transporte várias vezes ao dia. Apenas 7% utilizam o automóvel apenas durante a semana. 

Quando comparado com outros meios de transporte, a larga maioria opta pelo automóvel e apenas 18% dos inquiridos  dizem escolher transportes públicos.

Entre as principais justificações para o uso do automóvel, 73% dos portugueses apontam que o automóvel é imprescindível para a organização familiar e/ou pessoal e 23% afirmam que, ainda que não seja essencial, o automóvel facilita a organização do dia a dia. Um total de 3% confessam considerar o automóvel desnecessário, utilizando outros meios de transporte e 1% indicam mesmo que este aporta mais custos do que benefícios.

“Os resultados deste estudo mostram-nos que o automóvel continua a ser fulcral na gestão das famílias portuguesas. Para a Liberty, é importante que o uso regular deste meio de transporte venha acompanhado da contratação de um seguro à medida das necessidades e que proteja os condutores e todos os que andam na estrada diariamente”, afirmou José Luis García Camiñas, Diretor Executivo de Produto da Liberty Seguros na Europa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)