Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Audi voltou a atualizar o Q7

By on 30 Janeiro, 2024

Após o lançamento da segunda geração com quatro rodas direcionais, em 2015 e atualizada em 2019, o Q7 recebe agora uma segunda atualização. O renovado Audi Q7 apresenta alterações no design, apresentando mais argumentos a nível de conforto e tecnologia, passando a estar disponível no mercado ainda na primeira metade deste ano. 

O design inconfundível do Q7 passa a ter novos pormenores, com alterações nas secções dianteira e traseira e faróis e luzes traseiras personalizáveis pela primeira vez, graças à tecnologia de iluminação digital. Com espaço para até sete ocupantes, o Q7 apresenta pela primeira vez os faróis HD Matrix LED laser com feixe adicional de máximos e incluem luzes diurnas digitais com assinaturas de luz personalizáveis. As óticas traseiras digitais OLED com quatro designs selecionáveis completam a oferta de luzes.

A personalização fica completa com novas jantes, cores, aplicações decorativas e bancos com costuras contrastantes. 

O maior SUV da gama da marca dos quatro anéis apresenta a nova linguagem de design da Audi, passando a ter uma grelha frontal de formato octogonal com incrustações verticais. Estas apresentam uma forma de lágrima na base exterior e têm a forma de um L nas versões S line, bem como no SQ7 TFSI. Além disso, a nova interação entre os contornos da grelha e os faróis, agora mais elevados, cria uma arquitetura frontal completamente nova, sublinhada ainda pelas novas entradas de ar com moldura colorida. A grelha frontal Singleframe passa a ter um esquema de cores independente. Os pacotes opcionais Black e Black Plus acentuam o exterior em torno da Audi Singleframe, os contornos das janelas laterais e os para-choques dianteiro e traseiro.

A Audi reduziu os elementos decorativos para dar ao veículo um aspeto mais purista. Para distinguir a versão base das equipadas com o pacote exterior S line, zonas do para-choques dianteiro, decoração da porta e difusor no modelo base surgem em cores contrastantes. Todas as motorizações do Audi Q7 estão dotadas de um sistema de escape com ponteiras mais apelativas. Alinhado com o SQ7 TFSI, o pacote exterior S line destaca-se pelas entradas de ar laterais fortemente acentuadas no para-choques dianteiro. 

Segundo a marca alemã, passam a estar disponíveis faróis HD Matrix LED com tecnologia laser, que funcionam com 24 LED’s e torna-se ativa acima dos 70 km/h, aumentando significativamente o alcance de máximos. Além disso, tal como nos Audi A8, Q8 e Q5, as luzes traseiras digitais OLED têm uma função de indicação de proximidade em conjunto com os sistemas de assistência: quando parado, e detetando movimento a menos de dois metros, as unidades de controlo ativam automaticamente todos os segmentos digitais OLED. As funções adicionais incluem sinais de mudança de direção dinâmicos.

Estão disponíveis três novos acabamentos que permitem aos clientes personalizar ainda mais o Q7. Para um aspeto particularmente desportivo, a gama de acabamentos metalizados inclui agora Gold Sakhir, Azul Ascari e Vermelho Chili. Outra novidade, para além dos acabamentos, é a gama de jantes composta por cinco novos designs para jantes de 20″ a 22″. 

A Audi também expandiu a gama de aplicações e pela primeira vez, os passageiros podem utilizar diretamente aplicações de outros fornecedores, como Spotify ou Amazon music. Atualizações regulares de software e uma gama de aplicações em constante expansão permitem uma personalização do sistema de infoentretenimento.

Nos sistemas de assistência ao condutor, os ecrãs circundantes receberam uma atualização. O Audi virtual cockpit apresenta um aviso de mudança de faixa, presença de outros veículos na estrada, aviso de distância, assistência em cruzamentos e informações sobre semáforos online. Além da loja de aplicações e dos novos ecrãs, a atualização do modelo também expande o equipamento de série do Q7, com as motorizações V6 a combustão a incluírem agora jantes de liga leve de 19 polegadas, barras de tejadilho em alumínio, uma câmara de visão traseira com sistema de assistência ao estacionamento plus e assistente de máximos. Outras características incluem o apoio de braços central comfort, interface para smartphone com loja integrada para aplicações e Audi phone box.

Em termos de motorizações, a marca disponibiliza o bloco V6 ‘mild-hybrid’ 50 TDI quattro, uma versão com 210 kW (286 cv) e 600 Nm de binário, permitindo ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 241 km/h. Em termos de motores a gasóleo, está disponível a versão V6 3 litros com 170 kW (231 cv) e 500 Nm, que permite ao Q7 fazer dos 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e uma velocidade máxima 226 km/h. 

Além disso, o Audi SQ7 apresenta um motor V8 TFSI a gasolina. O consagrado 4.0 TFSI com 373 kW (507 cv) e 770 Nm de binário com caixa automática tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro. Com este motor, o SQ7 TFSI acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com velocidade máxima regulada eletronicamente de 250 km/h e um som de escape desportivo e sonoro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)