Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Audi revela nova A6 Avant

By on 11 Abril, 2018

A Audi não perdeu tempo, um mês depois de ter apresentado a berlina A6, a marca de Inglostadt revelou a nova carrinha A6 Avant e as primeiras impressões sugerem que poderá dissuadir muitos consumidores da ideia de adquirir uma BMW Série 5 Touring ou uma Mercedes-Benz Classe E Estate.

A vincada inclinação da secção posterior do tejadilho diferencia a nova A6 e confere dinamismo sem comprometer a capacidade da mala. De acordo com Helmut Jung, director de design, a nova Avant evita a necessidade de produzir uma versão shooting brake da berlina, como fizeram alguns concorrentes da Audi.

O comentário provavelmente refere-se à Mercedes-Benz e realça a confiança da Audi de que a carrinha atrairá consumidores não apenas pelo ao seu visual, mas também pelo seu pragmatismo. “Normalmente, uma linha de tejadilho tão inclinada como a nossa reduz a capacidade da mala, mas devido ao aumento do comprimento do automóvel [12 mm] e a um design inteligente, a capacidade é exactamente a mesma,” Concluiu Jung.

Exterior e interior

O volume de carga é de 565 litros. Se for preciso transportar algo mais volumoso, o valor pode passar para os 1.680 l com os bancos traseiros rebatidos na proporção 40:20:40. A mala inclui o habitual sistema de calhas e é possível optar por um portão traseiro de abertura eléctrica.

Em termos estéticos não há grandes novidades a acrescentar em relação ao estilo apresentado pela berlina. Destaque para os arcos das rodas, inspirados no Audi Quattro, são mais largos que o convencional e realçam o carácter desportivo da nova A6 Avant.

O habitáculo é mais espaçoso que o da antecessora em largura e altura, e comparativamente com as rivais do segmento, oferece aos ocupantes traseiros mais espaço para a pernas. O cockpit é igual ao da berlina, integra um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e o tablier inclui dois ecrãs tácteis centrais, um de 10,1 polegadas e outro de 8,6.

Motorizações

No que diz respeito a motorizações, com a excepção da versão de entrada 2.0 TDI de 190 cv, todas incluem um sistema semi-híbrido de 48V.

Para além do já referido 2.0 TDI, a linha é composta por dois motores V6 3.0, um TFSI de 340 cv (gasolina) e três versões diesel TDI com as seguintes potências: 204 cv, 231 cv e 286 cv. Estão associados a uma caixa automática tiptronic de oito velocidades combinada, de série, com tracção integral quattro (excepção para o 2.0 TDI de entrada). É possível ainda optar por um diferencial desportivo que transfere binário entre os eixos ao curvar.

O lançamento comercial está previsto para o Verão.

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)