Audi A3: Conheça os preços para Portugal
Audi Q6 e-tron 50: Tração traseira e mais autonomia

Audi Q8 e SQ8 renovados para início de 2024

By on 7 Setembro, 2023

A Audi prepara o lançamentos dos renovados  Audi Q8 50 TDI e SQ8 para o início do próximo ano, com a revelação das motorizações híbridas marcada para um pouco mais tarde. 

Com um design ainda mais elegante, tecnologia avançada e estética exterior melhorada com uma nova frente e traseira, a Audi prepara a renovação do topo de gama da família Q. 

O SUV coupé de Ingolstadt vai incluir um novo para-choques, enquanto o pack exterior S line estará disponível como opcional. Pela primeira vez, a Audi disponibiliza opcionalmente o Q8 SUV com faróis HD Matrix LED, com laser. Estes faróis incluem luzes diurnas digitais e assinaturas de luz selecionáveis. As luzes traseiras OLED digitais com quatro assinaturas, completam a vasta gama de luzes. A nova oferta de jantes, cores exteriores, inserções decorativas e bancos com costuras em contraste, serão elementos que marcam o novo aspecto visual do Q8. 

O novo Q8 terá uma maior distância entre eixos, aumentado as proporções do SUV que terá ainda uma nova identidade visual. A grelha “Audi Singleframe” terá um design octogonal e em forma de lágrima no exterior da linha base, e em forma de um L com o pacote exterior S line e no SQ8 TFSI. No entanto, a Audi minimizou os elementos decorativos, com um design ainda mais purista de forma a distinguir claramente a linha de equipamento base, S line e do SQ8. A novidade para todas as unidades Audi Q8, é um sistema de escape com qualidade premium, com ponteiras visualmente atraentes. Alinhado ainda mais com o SQ8 TFSI, a linha S line destaca-se com as entradas de ar laterais claramente acentuadas no para-choques dianteiro.

Com o novo Audi Q8, a marca assume uma nova identidade corporativa. Em vez do cromado, o novo design dos quatro anéis da Audi passa para branco e preto contrastantes. Opcionalmente, o branco dos anéis é substituído por cinzento-escuro. No pilar B, o novo Q8 também apresenta a identificação do modelo e tecnologia.

Static photo,

Colour: Sakhir gold metallic

Uma das maiores inovações do novo Q8 é na nova assinatura de iluminação. Os faróis LED de alta intensidade são de série no Q8 e faróis Matrix LED estão disponíveis como opção. Estão também disponíveis faróis HD Matrix LED com a luz laser Audi, que funcionam com 24 LEDs e um díodo laser de alta potência, sendo imediatamente reconhecíveis através de uma luz azul incorporada nos faróis. A luz laser torna-se ativa a partir dos 70 km/h e aumenta significativamente o alcance dos máximos. Uma novidade para os faróis topo de gama são as assinaturas digitais das luzes de circulação diurna. Dão ao Q8 uma aparência única e inconfundível, permitindo que o condutor selecione um dos modos de iluminação pré-definidos através do MMI. A novidade não é apenas a gama alargada de funções dos faróis, o design também é novo, com o posicionamento mais elevado das luzes de circulação diurna. Pela primeira vez, o Q8 apresenta grandes faróis traseiros OLED digitalizados como opção, que também apresentam quatro assinaturas de luz digitais em conjunto com os faróis.

Passarão a estar disponíveis três novos tipos de cores exteriores metalizadas: o Sakhir Gold, Azul Ascari e Vermelho Chili. Para a gama de jantes, vão estar disponíveis cinco novos designs, com tamanhos que variam de 21 a 23 polegadas.

Em relação ao sistema de infoentretenimento, a Audi passa a ter disponíveis mais aplicações, como o Spotify ou a Amazon Music.  

Uma loja com um portfólio de aplicações específicas para o mercado aumenta o pacote de ferramentas modulares de infotainment de terceira geração (MIB 3) do Q8. No que diz respeito aos sistemas de assistência ao condutor, em particular o ecrã com um design envolvente recebeu uma melhoria significativa. O virtual cockpit da Audi apresenta online o aviso de mudança de faixa, o aviso de distância para outras viaturas que circulam na via (camiões, automóveis e motociclos), a assistência em cruzamentos e a informação sobre semáforos com uma impressionante qualidade Full HD.

Nem só o aspeto visual e o sistema de infoentretenimento serão atualizados. A nova tecnologia chega à condução do modelo alemão. A suspensão pneumática controlada eletronicamente, com um sistema de amortecimento adaptativo – suspensão adaptativa pneumática ou suspensão pneumática adaptativa desportiva (equipamento de série no SQ8 TFSI) – podem ser selecionados como equipamento opcional. Além disso, o eixo traseiro direcional com controlo dinâmico de direção (de série no SQ8 TFSI), garante um maior nível de segurança. 

A gama de motores começa com o 50 TDI quattro, uma versão com 210 kW (286 cv) e 600 Nm de binário, que possibilita ao SUV  acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 241 km/h. O novo Q8 estará também disponível com duas motorizações PHEV; o motor 55 TFSIe com 290 kW (394 cv) e o 60 TFSIe com 360 kW (490 cv). O lançamento destas motorizações está previsto para o segundo trimestre de 2024.

Todos os motores V6 do Audi Q8 trabalham em conjunto com um sistema tiptronic de oito velocidades, tração permanente quattro às quatro rodas e o sistema mild hybrid, que pode atingir uma vantagem de consumo de combustível de até 0,5 litros por 100 quilómetros percorridos. Os seus principais componentes são uma bateria de iões de lítio e um alternador de correia de arranque (BAS) que fornece energia ao sistema elétrico principal de 48V do SUV coupé. Ao desacelerar, o BAS recupera até oito kW, que alimenta a bateria. Entre os 55 e os 160 km/h, o Q8 pode desacelerar com o motor desligado até 40 segundos quando o condutor tira o pé do acelerador. Depois de travar, o BAS reinicia os seis cilindros de forma rápida e muito conveniente. O start-stop começa a partir dos 22 km/h.

Enquanto isso, o Audi SQ8 com motor V8 TFSI a gasolina impressiona com um spoiler redesenhado no para-choques dianteiro, bem como uma proteção inferior de aparência desportiva à frente e um expressivo difusor na traseira. A grelha Singleframe, destaca-se com as linhas verticais em forma de L e um design em favo de mel, bem com as entradas de ar de maior dimensão. O SQ8 apresenta um visual desportivo em alumínio para as caixas dos espelhos retrovisores exteriores e para as inserções na grelha Singleframe, bem como para o contorno das entradas de ar laterais. O mesmo esquema de cores é também utilizado para o revestimento da saia lateral. Os pacotes Visual Black e Visual Black plus também podem ser encomendados para o SQ8 TFSI1.

O SQ8 TFSI é equipado com o motor 4.0 TFSI com 373 kW (507 cv) e 770 Nm de binário, com sistema tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro. Com este motor, o SQ8 TFSI acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com uma velocidade máxima controlada eletronicamente de 250 km/h. A baixa e média aceleração – de 160 a 250 Nm e entre 950 e 2.500 rpm com uma exigência de binário máximo de 145 Nm – o sistema desativa uma série de cilindros, desligando a injeção e a ignição e fechando as válvulas de admissão e de escape. O processo de comutação demora apenas milissegundos e passa praticamente despercebido ao condutor. No modo de quatro cilindros, os pontos de funcionamento dos cilindros ativos mudam para uma carga mais elevada, o que aumenta a eficiência térmica, enquanto os cilindros desativados seguem o mesmo caminho, essencialmente sem perdas. Quando o condutor carrega no pedal do acelerador, os cilindros desativados são imediatamente reativados. 

O Audi SQ8 TFSI sai da linha de produção com jantes de 21 polegadas e pneus 285/45 de série. Em alternativa, a Audi e a Audi Sport oferecem outras jantes de 21 e 22 polegadas. A maior oferta disponível é de jantes de 23 polegadas com pneus 285/45.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)