Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Audi Q6 e-tron: Tecnologia digital OLED de segunda geração melhora design e segurança

By on 1 Agosto, 2023

Audi Q6 e-tron é uma das novas propostas da marca germânicas. O SUV elétrico é baseado na plataforma MEB da Volkswagen (compartilha muitos componentes com o Volkswagen ID.4) apresenta novidades interessantes como a tecnologia digital OLED.

A Audi está a desenvolver gradualmente a tecnologia no sentido de disponibilizar displays inteligentes que podem comunicar com outros utilizadores na estrada, exibindo informações através das luzes exteriores – esta é a nova luz de comunicação. Com as luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, o Audi Q6 e-tron está a levar o design das luzes, a gama de funções e a segurança rodoviária a um novo nível. Com a primeira assinatura de luz digital ativa do mundo, o Audi Q6 e-tron inaugura uma nova era caracterizada por um design distinto e uma estética exclusiva da Audi.

A segunda geração da tecnologia digital OLED molda o aspeto dos novos modelos Audi e expande a sua gama de funções. Isto, por sua vez, melhora a segurança rodoviária, como demonstrado de forma impressionante pela luz de comunicação nos faróis traseiros OLED digitais. Opcionalmente, o Q6 e-tron também estabelece novos padrões de personalização: Com um total de oito assinaturas de luz digitais nas luzes diurnas redesenhadas nos faróis LED Matrix e nas luzes traseiras OLED digitais, os clientes podem projetar a aparência do seu Q6 e-tron. Isto é possível através do MMI (sistema de infotainment da Audi).

Um módulo de software num dos computadores de bordo do Audi Q6 e-tron, desenvolvido em conjunto pela Audi e pela empresa de software do Grupo CARIAD, torna possível este tipo de assinatura luminosa. No caso das luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, os seis painéis OLED de 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos usando um algoritmo especialmente desenvolvido. A assinatura de luz digital ativa na frente é criada através da interação do algoritmo com 12 segmentos reguláveis, enquanto na traseira são utilizados todos os segmentos OLED digitais. Os segmentos de luz individuais interagem para que a imagem global da assinatura de luz não varie em intensidade luminosa.

A Audi também elevou as funcionalidades de segurança do automóvel a um novo nível. A indicação de proximidade, uma caraterística familiar a outros modelos Audi, é expandida no novo Q6 e-tron para incluir uma luz de comunicação. Integrada com as luzes traseiras digitais OLED, avisa os outros utilizadores sobre acidentes e avarias, exibindo uma assinatura de luz traseira estática específica com símbolos de aviso integrados e o gráfico de luz traseira regular em situações críticas da estrada. O sistema de assistência ajuda assim os condutores Audi e todos os outros utilizadores da estrada. Tal como acontece com o sistema avançado de informação de tráfego no A8, que avisa os utilizadores de acidentes ou perigos através dos faróis digitalizados, a luz de comunicação utiliza dados provenientes da rede. Além disso, as luzes traseiras OLED digitais de segunda geração ativam a luz de comunicação com símbolos de aviso para assistência de emergência, RECAS (sinal de alerta de colisão traseira), luzes de aviso de perigo, chamadas de emergência (eCall), chamadas de assistência em viagem (bCall) e luzes de travagem de emergência.

Static photo
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)